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8 dicas para uma identidade visual de sucesso

27 de julho de 2017

A identidade visual é a representante da empresa e precisa ser feita com cuidado

Uma empresa pode até oferecer o melhor serviço em sua área de atuação, porém sem uma identidade visual forte e marcante, dificilmente irá se destacar. A marca de uma empresa representa muito mais que seus serviços e produtos, ela simboliza a missão, visão e os valores da empresa perante a sociedade.

Marcas grandes e famosas, são empresas que conseguiram inserir fortemente suas identidades visuais no mercado. Você consegue se lembrar de como são os logotipos do Google e da Coca-Cola, ou da maçã da Apple? Esses são exemplos de empresas que investem forte na construção de sua marca.

O objetivo principal de criar uma identidade visual para uma empresa é que ela cause um impacto no público. Que os clientes, ao verem o logo, lembrem-se imediatamente da empresa.

 

Como criar sua identidade visual?

 

  1. Conheça seu público

Para garantir o sucesso de uma marca, é preciso conhecer bem o público para qual os produtos ou serviços são direcionados. Quanto mais informações sobre seu público-alvo melhor. Desde questões básicas como faixa etária e poder aquisitivo até suas preferências, a maneira como pensam, consomem e se comportam.

 

  1. Pesquise a concorrência

É importante conhecer profundamente o mercado em que você está inserido. Pesquisar as principais referências da área de atuação da empresa podem ajudar a entender melhor como esse mercado se comporta e ter uma visão mais ampla das principais tendências.

 

  1. Faça um Briefing

Conhecendo bem seu público-alvo e as tendências do mercado em que está inserido, é hora de reunir os responsáveis pela empresa e fazer um briefing. É preciso decidir qual a mensagem que a empresa quer expressar.

 

  1. Forma, Cor e Tipo

A escolha desses três itens irão influenciar toda a construção da identidade visual e direcionar as maneiras como ela será usada.

identidade visual OI

No manual de identidade, a Oi mostra as várias formas e cores de sua logo/ FONTE : OI Telefonia

As formas escolhidas para o logo irão passar uma importante mensagem. Linhas suaves podem indicar delicadeza e elegância, enquanto outras formas podem indicar força e poder. As formas ainda podem conversar com a área de atuação, representando o produto ou serviço oferecido.

Já as cores também representam uma mensagem. Apesar da percepção das cores ser muito subjetiva, ela possui um poder de influenciar e estimular comportamentos específicos. O uso de duas ou três cores na paleta de uma identidade visual podem criar uma impressão forte.

Separamos o significados de algumas cores:
Branco: Neutro, o branco representa calma, espiritualidade e paz.

Azul:Confiança. O azul é uma cor que passa segurança, credibilidade, lealdade e integridade. Além disso, está relacionada à imaginação e o cultivo do intelecto e conhecimento.

Amarelo: Passando sensações de clareza e calor, o amarelo simboliza energia, criatividade, e alegria. Ajuda a manter os ambientes mais leves e descontraídos. É preciso ter cuidado entretanto, pois pode se tornar incômodo se não for combinado com outras cores.

Verde: Crescimento. A cor da esperança, por sua fácil associação com a natureza, representa a vida, saúde e fartura.

Vermelho: Essa é uma cor estimulante, comumente associada à emoções fortes, à coragem e a juventude.

Preto: Representando sobriedade e sofisticação, o preto é uma cor neutra e séria. Simboliza força e poder.

Por fim, a tipografia escolhida é vital e cada família tipográfica passa uma mensagem diferente. Fontes serifadas podem, por exemplo, passar uma ideia de formalidade, enquanto fontes sem serifa são mais leves.

 

  1. Aplicações completas

Uma identidade visual pronta será aplicada em diversos produtos e por isso, precisa ser planejada para ser usada em diversos materiais. Alguns exemplos de materiais de uma identidade completa são cartões de visita, papel timbrado, envelopes, pasta para portfólio, assinatura para emails, etc.

 

  1. Mantenha a simplicidade

Não adianta combinar mil cores e formas e fazer uma bagunça visual. Trabalhe com uma mensagem clara e específica e mantenha a simplicidade. Assim, será mais fácil de criar reconhecimento.

 

  1. Contrate um bom profissional

O sucesso de uma identidade visual está diretamente ligado à uma boa produção de design. Para isso, é necessário a contratação de um designer profissional, com formação e experiência. Ele vai guiá-lo por todos os estágios de escolhas para que o resultado final seja o melhor para a empresa.

 

  1. Faça uma defesa da identidade visual

A defesa de uma identidade visual é onde se reúnem todas as informações gráficas e conceituais da identidade da empresa: dimensões, paleta de cores, tipografia e os diferentes usos e aplicações da logo são algumas informações que inseridas na defesa da identidade.

exemplo de defesa de identidade visual

No exemplo, que pode ser inserido em uma defesa de identidade, o logo é aplicado em diversos fundos.

Com uma identidade visual pronta, sua empresa pode aplicá-la em seus redes sociais, em site institucionais, anúncios, e produtos gráficos, o importante é dissemina-la entre seus clientes para criar um reconhecimento. Se quiser aprender como atrair mais clientes em potencial e expandir sua marca, acesse nosso post de Inbound Marketing!

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