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Assessoria em Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conceito que utiliza diversas técnicas com o objetivo de atrair o usuário voluntariamente até o seu site. Dessa forma, utilizando vários métodos, convertemos o usuário em cliente. Ao contrário de outras estratégias interruptivas, no Inbound Marketing o usuário é atraído pelo conteúdo produzido. Assim, o usuário e a empresa passam a construir um relacionamento.

gráfico com as fases do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar, fidelizar | K13 - Agência Web

Atrair

O primeiro passo para o aumento de tráfego é o SEO (Search Engine Optimization). Com a otimização do site para as as ferramentas de busca, é possível colocar o site entre os primeiros nas páginas de resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave.
Após a otimização, o próximo passo é atrair o visitante através de conteúdos interessantes para aquele segmento. Essa estratégia é o chamado Marketing de Conteúdo. Nessa etapa, o objetivo é sempre educar o visitante, para que ele confie nos conhecimentos da empresa. Também são preparadas chamadas para o site nas redes sociais e campanhas de email marketing.

Outras formas de marketing, como os link patrocinados, também podem ser agregadas à essa fase como forma de maximizar o alcance.

 

Converter

Converter visitantes em LEADS (clientes potenciais) é a chave para uma empresa se relacionar com esses clientes e fechar novos negócios. Isso é possível através de estratégias de Lading Page, Chat e Call-to-action. Através delas, se convence o cliente a deixar algum tipo de informação como um e-mail, em troca de algum conhecimento. Pode ser um e-book, newsletter ou um orçamento sem compromisso. O objetivo é que ele dê autorização para a empresa entrar em contato.

 

Relacionar

Depois de possuir a autorização para entrar em contato com o cliente em potencial, é hora de relacionar. Enviando conteúdos segmentados para a área de interesse de cada cliente. Assim, é possível ganhar confiança e autoridade dentro do assunto, criando uma relação próxima. Portanto, quando o cliente decidir fechar o negócio, será a empresa com maior autoridade no assunto que terá a prioridade.

 

Clientes

Após relacionar os leads ocorre a conversão de clientes, onde as vendas podem ser feitas de maneira direta, através do próprio site no caso de e-commerce, ou de maneira indireta, quando o comercial da empresa pega essas informações de Leads e faz o contato para fechar o negócio.

 

Fidelizar

Depois de conhecer o perfil de seu cliente, é o momento de fidelizá-lo. Qualificando ainda mais os conteúdos, criando ainda mais ofertas direcionadas e promovendo experiências ao usuário, a ponto que ele vire um promoter da sua empresa divulgando sua marca, produto ou serviço.

 

 

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