Marketing Digital

Atraindo tráfego: conheça a estratégia de SEO

02 de outubro de 2017

O SEO permite que seu site, ou blog, fique bem posicionado nos resultados de pesquisa

 

Anteriormente, no blog da K13, você pôde conhecer um pouco mais sobre Inbound Marketing. A partir de agora, iremos nos aprofundar em alguns tópicos desse conteúdo. No post de hoje, falaremos sobre como atrair visitantes ao seu site ou blog através das estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Todas as empresas que investem em Marketing Digital querem que seus conteúdos sejam vistos. Para isso, é preciso estar bem ranqueado nas pesquisas Google, ou qualquer outra ferramenta de busca. E como conseguir isso? É o que você irá aprender aqui.

As ferramentas de busca usam um sistema de palavras-chave para gerar resultados. Assim, cada vez que fazemos uma pesquisa, o Google realiza uma pesquisa nos sites com as palavras requisitadas  e apresenta a você os conteúdos mais relevantes de acordo com alguns critérios. Para que o seu site fique bem posicionado na pesquisa orgânica, ou seja, nos resultados não pagos, é preciso adotar algumas estratégias.

Uma delas é o SEO, ou Otimização para as ferramentas de busca. Essa estratégia consiste em otimizar seu site para que o Google, ou outra ferramenta, o considere relevante para a palavra-chave de sua escolha. Assim, o SEO é uma forma de aumentar o tráfego orgânico do seu site e garantir visibilidade de suas páginas.

Como a ferramenta de busca mais popular atualmente é o Google, explicaremos como ela funciona, para que você entenda como ficar bem posicionado em seus resultados.

 

Principais fatores de ranqueamento no Google

Muitos fatores influenciam um bom posicionamento na SERP (Search Engine Results Page), que é a página de resultados nas ferramentas de busca. O Google tem como base cerca de 200 critérios, sendo que seu algoritmo é atualizado constantemente, podendo chegar a 600 vezes por ano.

Existem fatores On Page, ou seja, aqueles que devem ser resolvidos dentro do próprio site. E fatores Off Page, externos à página.

On Page

Dentro do seu site, muitos fatores podem influenciar nos resultados da busca. A qualidade do conteúdo é um dos principais. O Google consegue identificar os melhores conteúdos e posicioná-los melhor nas SERPs. O tamanho do conteúdo também influencia, apesar de não ser uma regra, já que o Google procura identificar o conteúdo que esclareça a dúvida do usuário.

Além disso, um bom título interno e SEO Title também são importantes. O SEO title é aquele que irá aparecer na SERP. Já o título interno, ou title tag, deve ser criativo. Ambos precisam ter a palavra-chave escolhida para ranquear bem.

As URLs dos sites precisam ser amigáveis, também. Não deve ser muito extensa, nem possuir números e caracteres e ter muitos subdomínios. É importante que tenham a palavra chave, seja relacionada ao título do post e facilmente interpretável.

Mais um fator On Page é o tempo de permanência do leitor na página. Quanto mais tempo ele passar o Google entende que o conteúdo está sanando a dúvida do leitor. Para ampliar o tempo de permanência na página deve-se oferecer um conteúdo de qualidade. Uma introdução que convença o leitor de que seu conteúdo vale a pena é muito importante. Além disso, é bom usar frases de conexão para manter a curiosidade do leitor e apresentar intertítulos claros. Linkar conteúdos internos em seus textos também demonstrará ao Google como o leitor se relaciona com o seu site e quais páginas são importantes dentro dele.

Otimizando imagens para SEO

As imagens precisam ter o Texto Alternativo (Alt Text), já que os Googlebots, robôs do Google, que funcionam como rastreadores do conteúdo do site, lêem apenas textos e códigos. Se não houver um Alt Text, eles verão as imagens como furos no site, ou espaços em branco, sem conteúdo relevante aos usuários.

Assim, quanto melhor a descrição das imagens no site, melhor o Google irá ler o site e ele poderá ficar melhor posicionado nos resultados de pesquisa. Além disso, o Alt Text é importante, também, para usuários com deficiência visual, que usam os leitores de tela.

 

Meta Description e botões de compartilhamento

A meta description é um código que explica ao usuário qual o conteúdo abordado na página e, assim, atraí-lo para a página. Apesar de não ser um fator que influencia diretamente no ranqueamento, a meta description atrai o leitor ao seu site. Portanto, é importante ter ela bem escrita.  

Os botões de compartilhamento, assim como a meta description, não estão diretamente ligado ao ranqueamento. Entretanto, são importantes para ter a página totalmente otimizada. Isto porque, ele irá facilitar a criação de links que redirecionam para o site, e backlinks relevantes são um dos critérios de ranqueamento mais importantes.

 

Off Page

Os fatores Off Page são aqueles que demonstram a autoridade do seu site. Eles levam em conta os Backlinks, ou seja, links de outros sites que são voltados ao seu. Quanto mais citado sua página for em outros sites relevantes, mais o Google vai entender que o seu também é.

O número de menções em redes sociais e o número de compartilhamentos do seu site também é levado em consideração pelo Google como um fator externo. Os principais fatores externos são o Link Building, autoridade, localidade e o social. O Link Building é a parte mais importante dos fatores Off Page.

Para alcançar autoridade, é preciso levar em conta também o tempo do domínio e o seu conteúdo. A localidade é importante para a SEO do Google, já que ele exibe aquilo que está mais próximo a quem pesquisa.

 

Assim, muitos fatores podem influenciar o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google. Para te ajudar, a K13 oferece pacotes de acordo com a necessidade do seu site! Solicite uma proposta e fique entre os primeiros!

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