K13 Agência Web - Criação de Sites Guarapuava Paraná

K13 Agência Web - Criação de Sites Guarapuava Paraná

Marketing Digital

Boas práticas para otimizar seu site no Google

05 de outubro de 2020

Qualquer empresa que possui um site precisa saber da importância em mantê-lo otimizado, pois é através da otimização que seu site terá um bom rank nos resultados de busca através do Google.

 

Além disso, proporcionar uma boa experiência ao usuário provavelmente irá aumentar o tráfego e consequentemente gerar mais vendas.

 

A otimização de sites está relacionada com todo o tipo de técnicas e estratégias usadas para melhorar a qualidade e a relevância do mesmo. Desde a estrutura até a velocidade de carregamento, tornar o seu website eficaz poderá causar um grande impacto em sua marca.

 

No entanto, existem várias formas de aperfeiçoar sua página na internet.

 

No texto a seguir mostraremos as principais práticas para tornar seu site otimizado, acompanhe!

 

 

Site otimizado com SEO

 

O SEO (Search Engine Optimization) se trata de um conjunto de técnicas e configurações que podem ser aplicadas dentro de um site para que ele esteja melhor posicionado nos motores de busca. Aplicar esses métodos da forma correta poderá melhorar o ranqueamento do seu site no Google.

 

As palavras-chaves são essenciais. Esse é o primeiro passo que deve ser feito quando falamos de SEO, afinal, elas são os principais instrumentos de busca, responsáveis por indicar aos buscadores do que se trata cada texto.

 

O Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, utiliza essas palavras-chaves pesquisadas para identificar quais conteúdos da internet irão servir melhor o público. Por isso é fundamental produzir um material que esteja alinhado com aquilo que as pessoas buscam na internet, dentro do seu segmento é claro.

 

Vale lembrar também que os posts mais bem ranqueados, que respondem às dúvida buscadas pelos usuários de maneira curta e direta, terão grandes chances de se transformarem em  Features Snippets. Os Snippets são caixas de respostas que aparecem em formato de parágrafos, listas e tabelas no topo da página de resultado.

 

Sua finalidade é responder diretamente a intenção da busca do leitor sem que ele visite alguma página.

 

O URL também deve ser levado em consideração. Ele é o endereço que utilizamos para localizar o conteúdo que estamos procurando.

 

O ideal é que, assim que os usuários olharem para o URL, consigam entender logo de cara sobre o que se trata a página, portanto, ele precisa ser simples e de fácil compreensão.

 

 

Desempenho Técnico 

 

Outro aspecto importante do SEO é o desempenho técnico. Diz respeito ao design, programação do sistema e velocidade de carregamento por exemplo, fatores que determinam o valor de um site. Portanto é necessário se atentar a todos esses detalhes.

 

Apesar de existirem vários elementos que constituem a parte técnica, a velocidade é um dos indicadores de desempenho mais importantes.

 

A maiorias das pessoas, para não dizer todas, não toleram o carregamento lento de um website. Os consumidores querem ter boas experiências na internet, que não os façam perder tempo e nem sua paciência.

 

Dessa forma, melhorar o carregamento das suas páginas deve algo prioritário.

 

Por isso, existem várias ferramentas que permitem fazer uma avaliação rápida da situação. Apresentaremos duas delas para você que é iniciante no assunto.

 

PageSpeed Insights: É uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google. Nela você tem a possibilidade de inserir o endereço do site que você deseja testar (URL) e a plataforma irá fazer uma análise, entregando uma pontuação de 0 a 100 para o desempenho em computadores e celulares.

 

O diagnóstico também mostra medidas que você pode tomar para melhorar a velocidade.

 

Lighthouse: Outra ferramenta do Google. Pode ser executado como extensão do Chrome, simulando diversas situações que podem afetar a experiência do usuário. Ele executa vários testes, não apenas de velocidade, mas também de todos os aspectos de qualidade do site. No final, fornece um relatório sobre o desempenho.

 

Existem muitas outras formas de tornar seu site otimizado, essas foram apenas algumas delas. Acompanhe nosso blog e continue informado sobre assuntos como esse! Se tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo ou entrar em contato conosco que iremos ajuda-lo.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.