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Como começar um e-commerce?

09 de fevereiro de 2018

Para investir em uma loja na internet é preciso se preparar! Começar um e-commerce requer tantos cuidados quanto uma loja física.

 

As vendas on-line têm crescido constantemente. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017 a área cresceu 12% em relação a 2016. Em 2018, a estimativa é que as vendas na internet cresçam mais 15%. Além disso, enquanto em 2017 os consumidores gastaram em média 294 reais por transação, em 2018 a média poderá a chegar aos 310 reais.

Assim, investir em uma loja virtual é cada vez mais vantajoso. Entretanto, dar o primeiro passo pode ser difícil. É preciso pensar no e-commerce tão bem quanto em uma loja física, talvez até mais.

Se você quer ter uma loja virtual, mas ainda não sabe como, a K13 pode te ajudar! Saiba como começar um e-commerce.

 

O primeiro passo

Você tem a ideia e a vontade de ter uma loja virtual? Então entenda o mercado. Mesmo as melhores ideias precisam ser estudadas. Para começar um e-commerce, analise questões como o seu público alvo, nicho de mercado e as áreas mais rentáveis nesse tipo de comércio. Após isso, faça um planejamento. Descreva todo o seu comércio, questões logísticas, estoque, mercado, produtos, valores de investimento. Tenha seu plano de negócios bem definido, esse é o primeiro passo para ter seu e-commerce. Mas, é apenas o começo, você ainda tem muito a fazer.

 

Questões legais

Em seguida, pesquise sobre os aspectos legais de regularização da loja virtual. Formalizar seu negócio garante benefícios, como crédito especial, juros menores e conta jurídica. Para te ajudar nisso, o Sebrae disponibiliza uma cartilha que te ajudará a entender melhor a legalização do e-commerce, os impostos e como agir. Ela pode ser acessada no site do Sebrae.

 

A loja

Após regularizar sua empresa, é preciso pensar em como ela será estruturada. Qual plataforma usar, onde sua loja estará hospedada e qual será seu endereço virtual, ou seja, o domínio. Além disso, o design e a experiência do usuário são fundamentais para o sucesso do seu negócio on-line. Por isso, investir nessa parte é muito importante. Um sistema bem desenvolvido melhora o desempenho da sua loja.

A K13 oferece o desenvolvimento de e-commerce pensada para cada produto ou serviço da empresa. Trabalhamos com a plataforma Magento, uma das mais completas disponíveis no mercado. Ela é altamente personalizável, assim, pode se adaptar completamente ao seu negócio. Conheça mais vantagens em hospedar seu e-commerce na K13 no link abaixo.

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Pagamento e entregas

Outro passo importante para o sucesso do seu e-commerce é pensar nas formas de pagamento e de entrega.

Desde o início do seu negócio, defina como o cliente poderá pagar por seus produtos. Pesquise os mais utilizados, os mais viáveis e os prós e contras de cada um.

Para a logística de entrega dos produtos, defina se será pelos Correios ou por alguma transportadora. Os Correios oferecem serviços mais práticos para quem está começando, mas existem limitações de peso e dimensões dos produtos. Na página dos Correios você pode saber mais sobre os serviços de entrega para comércio eletrônico.

Já as transportadoras disponibilizam entregas mais estáveis, sem limites de peso e tamanho. Mas são mais recomendadas para quem possui um e-commerce de maiores proporções ou com grande fluxo de vendas.

A K13 disponibiliza diversos módulos pré-implementados para o gerenciamento dos métodos de pagamento e entrega. Você só precisa escolher qual melhor se adequa ao seu negócio.  

 

Marketing

Investir no Marketing Digital é fundamental para que sua loja seja encontrada. Bons conteúdos irão atrair visitantes ao site e ainda garantirão que sua marca ganhe credibilidade entre os potenciais clientes. Além disso, é importante que os clientes o encontrem através de redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, comparadores de preço e outras estratégias. É importante ter alguém especializado nessa área, seja uma agência ou um departamento de marketing, para que sua loja seja encontrada pelas pessoas certas.

Além disso, com o investimento correto em Marketing Digital, você pode mensurar os resultados da sua loja de forma completa. É possível gerar e controlar os leads, ou seja, visitantes que são potenciais clientes e deixaram alguma forma de contato, em geral um email, em troca de alguma informação. E você terá não só o contato dela, mas também seus interesses e como se comporta no site. Assim, para  você converter esse potencial cliente e fechar a compra você precisa do máximo de informações sobre ele.

Também, poderá mensurar qual seu lucro sobre o que está investindo no Marketing Digital, com o ROI (Retorno sobre o investimento), entre outras métricas que poderão te levar a fazer ações direcionadas para vender mais.

A K13 possui planos de Marketing Digital que ajudarão seu e-commerce a crescer. Conheça todos os serviços clicando no botão abaixo.

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