Criação de sites responsivos e gerenciáveis | K13 Agência Web

E-commerce

Como criar um site de vendas que gere resultado?

12 de abril de 2021

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e da informação, qualquer pessoa pode começar um negócio vendendo pela internet. Certamente, criar um site de vendas é uma ótima estratégia para esse fim.

As lojas virtuais (e-commerce) fazem parte de um setor da economia que mais cresce em nosso país nos últimos tempos, sendo referência para todos aqueles que desejam empreender.

O site é um ambiente seguro e exclusivo, tanto para a empresa, quanto para os seus clientes. Além disso, a empresa consegue controlar todas as informações inseridas naquele local e de ter acesso a dados importantes como número de visitas, quais são as páginas mais interessantes para o público etc.

Porém, sem as dicas certas, muitos projetos acabam dando errado. 

Sendo assim, iremos apresentar no texto a seguir, alguns fatores fundamentais para você que deseja obter sucesso com o seu site de vendas ou, também conhecido, loja virtual. Acompanhe!

 

Criar um site de vendas com base na experiência do usuário (UX)

Criar um site de vendas que seja responsivo e que gere resultado significa adaptá-lo às melhores práticas de User Experience (UX).

Já falamos aqui em nosso blog sobre como criar uma loja virtual e o que não pode faltar em um e-commerce, entretanto, existe um ponto chave extremamente relevante, que precisa de uma maior atenção: a experiência do usuário.

 

O que é UX?

A experiência do usuário, ou User Experience em inglês (UX), é um conjunto de elementos que estão diretamente relacionados à interação do usuário com um produto, serviço ou sistema.

Falando especificamente do ambiente virtual, significa que a estrutura da sua loja virtual deve ser feita através da perspectiva do usuário, ou seja, é fundamental encontrar as melhores alternativas para trazer a melhor experiência de navegação no site.

O que deve ser feito na prática? Mudar o tamanho de um botão, criar novos botões, utilizar as cores adequadas, inserir, retirar ou aumentar a fonte de um texto são alguns exemplos dentre muitos outros. Lembre-se que o importante é sempre a satisfação do usuário.

Outro aspecto a ser considerado quando falamos da experiência do usuário é o site mobile friendly.

Já imaginou o quão problemático é acessar um site que não funciona corretamente no celular? Esse tipo de coisa causa uma enorme frustração no visitante, que provavelmente irá abandonar sua loja virtual e não voltará mais.

Um site de vendas responsivo e bem adaptado ao UX é capaz de abrir e funcionar adequadamente em qualquer tipo de aparelho, sendo um computador, celular, tablet etc.

Além disso, o Google dá preferência aos sites que possuem essa característica, na hora de ranqueá-los nos resultados da página de pesquisa. 

E como a pesquisa orgânica é responsável por uma boa parte do tráfego na web, é quase que obrigatório se atentar a esse detalhe. Os sites que não são mobile friendly não têm nenhuma chance no ambiente digital.

 

Os benefícios de criar um site de vendas com UX

A usabilidade, a adaptação para visualização em todos os dispositivos e a facilidade de encontrar tudo o que precisa em poucos cliques são alguns aspectos que farão toda a diferença nos resultados do seu negócio.

Uma boa experiência do usuário é essencial para deixá-lo feliz e uma pessoa feliz aprecia seu produto e se torna divulgador da sua marca. Os benefícios gerados pelo UX são inúmeros, utilizá-lo resultará em um relacionamento melhor e mais duradouro com o seu cliente.

 

Conclusão

A experiência do usuário (UX) tem se tornado cada vez mais importante não só hora de criar um site de vendas, mas em qualquer outro tipo de site.

O principal objetivo desse tipo de estratégia é satisfazer o visitante com base nas suas necessidades. Ao colocá-lo como centro do projeto do site, fica muito mais fácil entender as melhores formas de adaptar a estrutura da plataforma para que a navegação seja limpa e sem dificuldades.

Portanto, esteja preparado para programar sua loja virtual da melhor forma, com um layout responsivo que atenda as expectativas do usuário.

Veja na prática alguns sites bem adaptados ao UX acessando nosso portfólio!

Comentários

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.