Marketing Digital

Como investir no Marketing Digital da sua empresa em 2018?

16 de fevereiro de 2018

Conheça as tendências do Marketing Digital para esse ano

Todos os anos, novas tendências e tecnologias surgem no Marketing Digital. Em meio a todas essas novidades, fica até difícil acompanhar.  Afinal, todos os dias somos bombardeados com novos conceitos, técnicas e tecnologias. Por isso, algumas vezes podemos ficar confusos: como, e no que, investir no Marketing Digital da minha empresa? Para se manter atualizado, é preciso ler sobre o assunto e investigar as tendências. Para te ajudar nisso, a K13 listou algumas tendências de Marketing Digital para você ficar de olho em 2018.

 

Marketing de Conteúdo: mais relevante, mas em menor quantidade

O Marketing de Conteúdo já está presente no Marketing Digital há algum tempo e continua sendo uma forte tendência para 2018. Ele atrai e nutre os leads com conteúdo relevante no site, email e redes sociais para converter esses leads em clientes.

Em 2018, a tendência é produzir conteúdo de qualidade e com relevância para a segmentação da sua empresa. Para se destacar, não irá contar tanto a quantidade de conteúdo publicado, mas sim a qualidade desse conteúdo.

Ele deve ser criado com base na Jornada do Consumidor, oferecendo conteúdo cada vez mais aprofundado, conforme o cliente caminha pela jornada, até o fechamento do negócio.

Otimizar conteúdos já publicados também pode ser eficiente para sua estratégia de Marketing de Conteúdo em 2018. Assim, você mantém todo seu conteúdo atualizado conforme os algoritmos dos mecanismos de busca.

 

Vídeos

O uso de vídeo é uma estratégia de Marketing de Conteúdo que já está no mundo do Marketing Digital há algum tempo e deverá se consolidar em 2018. No Facebook, o engajamento médio em um vídeo pode chegar a 135% a mais quando comparado a uma postagem com foto. E no Google, os vídeos podem te dar até 53 vezes mais chances de ranquear bem do que apenas com texto, segundo a Moovly.

E não são apenas para fatores de ranqueamento que os vídeos são bons, o público costuma gostar de campanhas em vídeo. O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa, atrás apenas do Google. Assim, investir em vídeos não é só uma tendência: é uma necessidade de quem quer ter uma estratégia de Marketing de Conteúdo completa e eficaz.

Para prender seu público, foque no estudo de persona da sua empresa e crie um bom storytelling que o faça querer ver o vídeo. Não esqueça de acompanhar as métricas de visualização e interação com seu conteúdo e faça as modificações e testes necessários até ver que sua estratégia funciona corretamente.

 

Transmissões ao vivo

Seguindo essa tendência dos vídeos, as transmissões ao vivo ganham destaque no Marketing Digital em 2018. Isso porque as pessoas não querem apenas consumir um vídeo, elas querem, também, interagir com ele. Para realizar as lives, podem ser utilizadas plataformas como YouTube, Facebook e Instagram. E, para começar, não é preciso muita infraestrutura, um computador ou um celular para a gravação são suficientes. Depois, pode-se investir em iluminação, microfones e outros acessórios.

 

Chatbots

Um Chatbot nada mais é que um programa de computador programado para simular uma conversa humana. Ele torna conversas entre empresas e clientes mais práticas e otimiza o tempo de ambas as partes.

Além disso, é possível atender a vários clientes ao mesmo tempo, facilitando a comunicação. Dessa forma, a empresa pode prender o cliente no seu site, não o deixando desistir da compra por falta de atendimento. Demonstra, também, a preocupação da empresa com o tratamento e boa experiência do cliente no site. Por isso, os Chatbots são uma forte tendência do Marketing Digital em 2018.

A K13 oferece a todos os clientes que fazem criação de site o sistema JivoChat integrado com o plano gratuito. Saiba mais sobre ele aqui no blog.

 

Mobile First

Produzir conteúdo e adequar seu site para celular não é mais um diferencial e sim uma obrigação. O tráfego via mobile tem superado os desktops e, em 2018 uma tendência é o Mobile First. Ou seja, pensar o conteúdo primeiro para mobile. Um site ou blog que não se adequa aos smartphones perde usuários e, dessa forma, perde leads e clientes. Por isso, é preciso cada vez mais pensar em estratégias e conteúdos para atrair e prender os usuários que acessam seu site via celular.

 

Conteúdos em áudio

Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam por conteúdo rápidos que o informem com qualidade. Por isso, a procura por conteúdos em vídeo e áudio está cada vez maior. A produção de podcasts promete ser uma tendência para 2018. Assim, o usuário tem mais uma opção de consumo do conteúdo. Para fatores de ranqueamento, o ideal é transcrever os áudios, assim, se a pessoa não puder ouvir, tem a opção de ler e se não quiser ler, pode apenas ouvir.

 

Estar antenado às tendências do Marketing Digital evita que seu negócio fique obsoleto e perca clientes. Na K13, estamos sempre antenados ao que acontece no mundo Marketing Digital para atender aos nossos clientes. Sempre testando aquilo que funciona com cada segmentação de público e medindo os resultados de cada estratégia aplicada. Entre em contato para conhecer o que podemos oferecer à sua empresa.

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