Criação de sites responsivos e gerenciáveis | K13 Agência Web

Marketing Digital

Como posso divulgar meu site?

12 de julho de 2021

Ter um site profissional é o primeiro passo para melhorar sua presença no ambiente digital. Contudo, depois de criado, é preciso divulgá-lo. Isso serve tanto para lojas virtuais quanto para sites institucionais. 

 

Existem várias formas de divulgar um site. Por isso, muitos empresários ficam com a dúvida: como posso divulgar meu site?

 

Então, nosso artigo deverá esclarecer quais são as formas de divulgação para sites. Assim, você poderá escolher aquela que se adapta melhor à sua necessidade e sua realidade.

 

Tráfego orgânico x tráfego pago

 

No marketing digital, podemos distinguir duas formas de aquisição de visitantes para o site. São os tráfegos pagos e orgânicos.

 

O tráfego orgânico é aquele em que o usuário encontra seu site nos mecanismos de busca sem a necessidade de um anúncio. Entretanto, angariar novos usuários para o site de forma orgânica pode ser uma tarefa demorada.

 

É por esse motivo que muitas pessoas aliam as estratégias de tráfego orgânico ao tráfego pago. Ou seja, aos anúncios. 

 

Como divulgar meu site de forma orgânica

 

Como dissemos, com o tráfego orgânico pode levar mais tempo para que você veja os resultados. Porém, é muito importante investir nele. Diversas pesquisas apontam que os usuários tendem a clicar mais nos links orgânicos aos pagos. 

 

Por isso, investir em uma boa assessoria de SEO é muito importante! Assim, seu site será adequado às melhores práticas recomendadas pelos motores de busca. Hoje, sem dúvidas, o mais utilizado é o Google. 

 

Cada vez que alguém digita uma palavra chave no buscador, o Google analisa os sites que apontam para essas palavras. Ele leva em consideração muitos fatores. Desde o conteúdo até a estrutura do site. Se ele se adapta a qualquer tamanho de tela. 

 

Mas, principalmente, se ele corresponde ao que o usuário está buscando. Pode parecer fácil, mas é uma tarefa complexa. Assim, contar com uma equipe especializada nisso é imprescindível para o sucesso do seu site no Google.

 

Outra forma orgânica de divulgar seu site é preencher a ficha no Google Meu Negócio, se você possui um espaço físico para sua empresa. Essa é uma estratégia com objetivo de divulgação local. 

 

Isso porque, ao digitar o produto ou serviço mais o local, a ficha poderá ser exibida. Assim, quanto mais informações você inserir nela, melhor. Afinal, o cliente poderá conhecer seu site, seu telefone e seu endereço e todas as informações que você disponibilizar. 

 

É possível, inclusive, criar chamadas para conteúdos no seu site através de publicações. Assim, você consegue convidar os usuários a visitarem seu site. 

 

Como divulgar meu site com plataformas de anúncios

 

Ao anunciar seu site em plataformas de anúncios pagos é possível ter resultados em menor tempo. Além disso, é possível reforçar sua marca para aqueles que já o conhecem, mas não fecharam negócio.

 

Dessa maneira, uma das formas mais rápidas e eficientes de anunciar seu site é utilizar o Google Ads

 

Ele oferece maneiras muito completas de divulgar seu site e seus produtos. Então, é possível anunciar tanto na rede de pesquisa quanto na rede de display. 

 

Com o Google Ads, você decide qual será o valor investido na plataforma. Além disso, você só paga a cada vez que um usuário clicar no seu anúncio. 

 

Para exibir os anúncios, o Google leva em consideração a palavra chave, assim como na forma orgânica. Além disso, a concorrência também é considerada. Ou seja, quantas empresas querem anunciar com as mesmas palavras.

 

Na rede de pesquisa, o anúncio aparece semelhantemente aos resultados da pesquisa orgânica. Contudo, estão assinalados com “anúncio”. Você pode criar um texto atrativo para seu anúncio. Além disso, você pode deixar algumas sugestões e o Google irá montar um texto atrativo com base na pesquisa do usuário!

 

Já na rede de display, você pode inserir banners para seus anúncios que serão exibidos em outros sites parceiros do Google. Ele é exibido para aqueles que já visitaram seu site. Assim, reforça a presença da sua marca.

 

A plataforma de anúncios do Google possibilita escolher seu público alvo de forma específica. Além disso, ele será exibido somente para aqueles que pesquisarem aquele produto ou serviço. Ou ainda para quem já visitou seu site. Por isso, a assertividade pode ser muito maior.

 

Assim, o Google Ads pode ajudar seu site a se tornar conhecido entre um público potencialmente interessado. Então, as chances de que o usuário se torne um cliente são altas. 

 

Outras formas de divulgação

 

Além disso, existem as opções de divulgar seu site nas redes sociais e pelo e-mail marketing.

 

As redes sociais são excelentes ferramentas para que você entregue conteúdo para seus clientes e aqueles que ainda não são, mas potencialmente poderão vir a ser. Nelas, você pode elaborar chamadas para conteúdos dentro do seu site. 

 

Ainda mais, é possível divulgar suas publicações de forma orgânica e paga. Assim, você consegue entregar para públicos que ainda não conhecem sua empresa e seu site. Bem como para aqueles que já conhecem sua empresa, mas ainda não conhecem ou não visitaram seu site. 

 

Ademais, é possível conhecer melhor seu público através da interação com as redes. Fazer enquetes, questionar e estimular os comentários ajudam a entender quais são as dúvidas e necessidades do seu público. 

 

Dessa maneira, darão base para que você possa demonstrar como seu produto ou serviço irá auxiliá-lo. Pense nas redes sociais como uma forma de aproximação entre sua empresa e seu público. Envie ele sempre ao seu site, com conteúdos de valor. 

 

Nesse  sentido, outra maneira de divulgar seu site é utilizando o e-mail marketing. Você pode oferecer novidades, dicas, promoções, responder dúvidas e muitos outros tipos de conteúdo. 

 

Com links para o seu site, o e-mail marketing é uma ótima forma de divulgação. Para isso, é preciso criar uma lista de contatos. Utilize aquelas pessoas que já são seus clientes, se você possui uma base de cadastros. Se não, é preciso criar estratégias para que deixem seu e-mail. 

 

Assim, você estará sempre lembrando-os da sua empresa e de seu site.

 

Divulgue seu site de forma eficiente!

 

Como você viu, é possível anunciar um site de diversas formas. O ideal é unir estratégias orgânicas e pagas. Afinal, as duas possuem vantagens e desvantagens. Com as duas opções, você tem maiores chances de atingir o público desejado. 

 

Essas opções de divulgar seu site podem ser utilizadas tanto por site institucional quanto por loja virtual. Assim, seja qual for o tipo do seu site, você deve investir em divulgação para que ele seja reconhecido.

 

Nem sempre é possível contar com uma equipe de marketing dentro da sua empresa. Por isso, ter uma agência cuidando desse assunto para você é fundamental. Ela poderá te indicar as melhores práticas. Sua única preocupação será atender a todos os potenciais clientes que chegarão através do ambiente digital!

 

A K13 Agência Web pode te ajudar na missão de divulgar seu site! Com profissionais em constante atualização e ótimas ferramentas, podemos te ajudar a crescer no ambiente digital.

 

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em marketing digital!

Comentários

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.