Especiais

Criatividade e inovação na sua empresa

10 de maio de 2019

No modelo atual de gestão de empresas, entende-se que os funcionários devem participar cada vez mais das tomadas de decisões. Inovação e criatividade, sugestão de ideias, contribuição para os projetos e participação ativa em todos os setores, auxiliam para trabalhos mais dinâmicos. Dessa forma, os projetos são finalizados com muito mais qualidade, refletindo em todo o trabalho entregue pela empresa.

Incentivar a criatividade e a inovação dentro das empresas é muito importante nesse processo. Com inúmeras transformações que a tecnologia nos proporciona, ter ideias criativas e diferentes parece ser difícil. Mas não é! Criatividade não é um dom divino – é algo que você precisa trabalhar e estimular diariamente. Dessa forma, ela é o que impulsiona ideias inovadoras. Inovação é oferecer uma nova perspectiva sobre algo que já é trabalhado, de forma a melhorá-la. Por isso, estimular a criatividade e inovação é crucial, devido ao mercado que se está inserido, cada vez mais competitivo. Você sabe como estimular a criatividade dentro da sua empresa?

 

Incentivos para criatividade e inovação

Todas as pessoas possuem potencial criativo. A diferença é a forma que isso é trabalhado no dia-a-dia. A criatividade pode vir de estímulos simples. Assim, dentro das empresas, é necessário criar um ambiente positivo, onde essas ideias sejam incentivadas. Dessa forma, um local de trabalho com funcionários criativos produz conteúdo e serviço com muito mais qualidade. Para isso, a empresa precisa estar disposta a propiciar momentos agradáveis, ambiente saudável, reconhecimento e valorização do trabalho, entre outros pontos importantes.

 

Metodologia para aguçar a criatividade

A metodologia a ser aplicada dentro da empresa também conta muito. Você pode decidir, por exemplo, pela pausa produtiva. É uma das técnicas mais usadas atualmente, e uma das mais em conta também. Sendo assim, um momento de pausa para a equipe já trará bons resultados. Momentos de conversa entre o grupo surtem efeitos positivos e ideias novas.

O brainstorm também é muito usado e importante dentro das empresas. Criar um momento para troca de ideias e sugestões para os trabalhos que serão feitos é importante. Dessa forma, você ouve todos os que estão envolvidos no projeto. A partir do brainstorm, ideias criativas com certeza surgirão. Segundo Alex Osborn, criador da técnica, soluções criadas em grupos surtem mais efeito do que medidas isoladas.

 

Integrar equipes traz ideias inovadoras e criativas

Integrar a equipe também traz resultados positivos. Quando você possui um quadro de funcionários unido, faz com que o relacionamento entre eles seja mais saudável. Isso evita ruídos, que podem prejudicar a empresa como um todo. Além disso, a integração das pessoas dentro de uma empresa torna o trabalho muito mais fluido e produtivo. Principalmente, isso melhora até mesmo a imagem da empresa!

 

Mas isso realmente funciona?

Aplicamos esses pontos com nossa equipe e pudemos ver resultados positivos. Dessa forma, acreditamos que são dicas valiosas, e que valem a pena a serem seguidas. Sabemos que, assim como nós, você também procura levar a melhor qualidade aos seus clientes!

 

Gostou dessas ideias? Aplicando elas dentro de sua empresa, você vai ver que só terá resultados efetivos. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas! Além disso, se inscreva abaixo na nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo.

Veja também nossa postagem sobre marketing tech, uma inovação que leva ao sucesso.

Comentários