Especiais

Dia do Publicitário: 5 motivos que nos fazem amar essa profissão

01 de Fevereiro de 2019

Prometemos que o post não é sobre café, pizza ou alterações. É sério. Dia do publicitário? Então, vamos falar de publicidade e porque a amamos tanto. Ok, então dá um pause na sua playlist (do spotify?), e vem descobrir porque essa profissão é tão amada. Assim, você percebe que deveria amá-la também.

Adoramos falar da gente e do que fazemos, e nossa rotina é baseada em prazos, alterações (ops), café (ops), listas e post its para todo o lado lembrando das nossas tarefas. Por isso, separamos uma listinha com seis motivos para amar essa profissão. Olha só:

 

1. Também somos clichês

Tudo começa com o friozinho na barriga e a alegria de ser calouro. O primeiro dia de aula é um combo de “por que você escolheu Publicidade e Propaganda?” + respostas clichês.

Não dá para lembrar de todas as respostas, mas dentre “sou comunicativo”, “gosto de desenhar” e “curto fotografia”, não ficamos com nenhuma dessas. Isso não significa que essas respostas estejam erradas, mas a verdade, aquela que ninguém conta, é que a gente não sabe realmente porque escolheu o curso. Pois é.

Então, ficamos com: a publicidade nos escolheu (sério mesmo? Sim). Criamos, recriamos e inovamos. Mas, também somos bem clichês, e isso nos leva ao próximo item da nossa listinha:

 

2. As várias maneiras de mudar o mundo

Mídia, fotografia, ilustração, audiovisual, revista, rádio, televisão, atendimento, design, redação, assessoria, marketing, comunicação integrada, planejamento… Ufa! A publicidade não é linear, e as opções que ela oferece também não.

A comunicação, metaforicamente, é a engrenagem responsável por girar todos os universos dentro dos mercados. Economia, administração, educação, arquitetura, agronegócio. Com participação em todas as áreas, a publicidade é capaz de criar para os meios e públicos dos mercados mais improváveis. Somos a ponte entre as empresas e seus clientes. Somos o Galo de Ouro que vai desde a Coca-Cola ao Tio da Esquina.

 

3. Prevemos o futuro

Trabalhar com publicidade é estar atento às novidades e tendências de mercado, tecnologia, redes sociais, produtos e memes. Ou seja, tenha um amigo publicitário e você não perderá nenhuma novidade a respeito de qualquer coisa. Nós prevemos o futuro. Nosso trabalho, também, é identificar o que as pessoas querem antes de elas sequer pensarem em querer aquilo. Isso mesmo. Enquanto você nem sabe da existência de algo, nós já analisamos esse produto e listamos os motivos que farão você adquiri-lo.

 

4. Manda Jobs

Quer pagar quanto?

Amo muito tudo isso.

Abra a felicidade.

Três slogans. Três nichos de mercado. Uma receita de sucesso que tem a publicidade como ingrediente principal.

A publicidade abre várias portas no mundo. Isso nos torna o parente chato no churrasco da família, falando ora sobre bolsa de valores, ora sobre a cor do ano da Pantone. Trabalhar com publicidade é sinônimo de conhecimento que, por sua vez, é sinônimo de responsabilidade. O mercado é desafiador e o trabalho árduo, mas o processo não nos deixa acomodar. Por isso, nossa rotina não é uma rotina. Falando nisso, manda jobs!

 

5. Somos legais

Nossa profissão também tem seus altos e baixos. O mercado é cíclico e nossos clientes nem sempre estão no seu melhor momento. Porém, é nosso papel despertar o melhor de cada um dentro das limitações que são estabelecidas (a tal da verba do cliente). Incentivamos sempre mais e mais, e conseguimos o melhor dos nossos colegas e dos nossos clientes. Além disso, também somos bem legais e, agora que acabou, é hora do nosso happy hour! 

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que sentimos trabalhando com publicidade, fica mais fácil ver como esse trabalho é importante e impacta a vida de muitas pessoas e empresas, então, se você conhece algum publicitário, aproveite esse dia para parabenizar seu amigo (que deve estar cheio de jobs para fazer).

Agora, se você é o publicitário, tem que acreditar na publicidade e a seguir até o fim. Ah! E nada de bloquear anúncios. Nem passá-los.

Além disso, acompanhe nosso blog, lá você encontra conteúdo de qualidade sobre as principais tendências de marketing digital, e-commerce, hospedagem de site e muito mais.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.