Marketing Digital

Dúvidas Frequentes sobre mídias sociais

22 de Janeiro de 2019
  As mídias sociais já fazem parte dos planejamento de marketing de qualquer empresa, e, independente do segmento,  são utilizadas com força por marcas como mais um meio de divulgação de seus produtos e serviços. Contudo, mesmo com a popularização de seu uso, muito empresários possuem certas dúvidas sobre sua utilização de forma comercial. Pensando nisso, trouxemos as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre as mídias sociais para empresas. Confira:  

1 – Usar mídias sociais dá resultado?

  Antes de qualquer planejamento de redes sociais, importante deixar definido quais serão seus indicadores de performance, ou KPI’s. Com isso definido, as estratégias serão todas focadas com esse objetivo. É importante fazer essa análise inicial para ver que tipo de dados você espera das mídias sociais. Por exemplo, para um criador de conteúdo, a métrica mais importante seria a de curtidas e visualizações. Ao contrário de um vendedor, onde a métrica mais importante é a conversão. Portanto, estabelecer os KPIs certos para o seu segmento, é o primeiro passo para encontrar os resultados positivos que espera. Sabendo disso, com a estratégia correta, seu negócio conseguirá ver o valor de investimento nessa rede.  

2 – Quais as principais redes sociais para empresas?

  Hoje existem inúmeras redes sociais que uma empresa pode optar em utilizar. Contudo, no planejamento da marca, também é necessário estabelecer quais serão as redes ideias para cada objetivo. Mas de maneira geral podemos destacar 3 mídias que quase toda empresa hoje, agrega em seu marketing. São elas:  

Facebook

  A maior mídia social do mundo. O Facebook é um ótimo meio para relacionamento com os clientes e identificação de oportunidades. Isso porque, no Facebook a empresa consegue divulgar diversos tipos de conteúdos (texto, imagem, links, vídeos). Além disso, também permite anúncios pagos para aumentar as ações com o conteúdo publicado.  

Instagram

  Uma rede que se relaciona com o público de maneira mais íntima. As marcas adoram publicar nesse meio stories do dia a dia do negócio para aproximar mais a marca das pessoas. A dinâmica nessa rede é alta e a frequência de postagens também, o que acaba atraindo muito as empresas.  

Linkedin

  O Linkedin é uma mídia social mais séria, com caráter corporativo.  Aqui, você também pode divulgar seus conteúdos, mas o principal atrativo para as empresas acaba sendo, a credibilidade e o valor da marca.  

3 – Qual é o tipo de conteúdo ideal?

  Como você viu, cada rede social possui uma estrutura e característica diferente. Por isso, não existe uma fórmula mágica para a criação de conteúdo. Cada postagem deve se adaptar ao meio. Vamos exemplificar: no Linkedin, artigos mais técnicos e bem elaborados ganham mais engajamento. Diferente do Instagram, onde imagens do dia a dia, com menos filtros e mais reais acabam ganhando destaque.  

4 – Como vender usando as redes sociais?

  Você pode sim usar as mídias sociais para vender um produto ou serviço. Mas para isso é preciso voltar ao que falamos no início: os KPIs. Se você planejou seu social media baseado na conversão, pode ficar tranquilo que tudo vai dar certo. Mas se você queria vender e apenas estabeleceu estratégias de alcance, cuidado, está na hora de adaptar.  

5 – Qual é o melhor horário para fazer as publicações?

  Muitos possuem dúvidas sobre o melhor horário para as publicações. Nesse caso, é muito importante fazer alguns testes antes de já deixar estabelecido um horário fixo. Se a sua página for nova, programe conteúdos por um período com horários sempre diferentes e observe. Após essa análise você vai verificar qual o melhor horário para postar em cada rede social voltada para o seu segmento. Aqui na K13, nós gostamos muito de programar conteúdos para o Instagram às 11h e para o Facebook às 13h30.   Viu só, usar as mídias sociais para divulgar os seus produtos ou serviços pode agregar muitas vantagens. E com a estratégia correta, os resultados chegam ainda mais rápido. Confira mais sobre Marketing Digital.

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