Marketing Digital

É possível fazer marketing jurídico sem ferir o código de ética?

19 de junho de 2018

A área jurídica é um segmento importantíssimo para a sociedade. E por tratar dos direitos das pessoas, tem um rigoroso código de ética, com diversos detalhes que limitam e regulamentam as ações dos advogados em relação ao marketing e a publicidade. Entretanto, o mercado jurídico é concorrido e é preciso se destacar de alguma maneira.

O marketing digital é uma área que cresce a cada ano e possui estratégias que podem ajudar o advogado a se destacar, usando marketing jurídico sem ferir o código de ética como o marketing de conteúdo e o SEO, que é a otimização de site para as ferramentas de busca, como o Google.

Marketing de conteúdo: conteúdo relevante e de qualidade

Uma das principais maneiras de fazer marketing jurídico sem ferir o código de ética é através do marketing de conteúdo. Isto porque ele cria autoridade, fazendo com que as pessoas confiem no trabalho da empresa, por meio de conteúdo útil e segmentado para os interesses dos clientes em potencial do escritório.

A área jurídica é muito complexa e temas relevantes para a sociedade podem ser tratados e esclarecidos. Assim, além de criar autoridade, se constrói um relacionamento com a comunidade, uma vez que está contribuindo com informações úteis.

Porém, é preciso cuidado. Os advogados devem procurar sempre profissionais na produção do conteúdo, que saberão adaptar as informações em um formato adequado para a web e que seja facilmente entendido pelo público alvo.

SEO – Otimização de sites para as ferramentas de busca

A otimização de sites também é uma grande aliada para advogados buscando se destacar no marketing jurídico. Isto porque é possível otimizar um site, fazendo com ele tenha mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google. A importância disso?

Cerca de 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer compras. (Retailing Today, 2014). Ou seja, antes de decidir por um escritório de advocacia, o cliente  possivelmente vai realizar uma pesquisa no Google, procurando por opções. Seu site precisa estar entre os primeiros resultados para se destacar.

No Brasil todo, são cerca de 74 mil pesquisas por mês por advogados, dos quais, só no Paraná, o número oscila chegando a até 10 mil pesquisas no mês pelo termo. Vale destacar que a maioria dos cliques dessas pesquisas estarão concentrados nos primeiros resultados.

Quer saber se seu site está bem otimizado, de acordo com os critérios do Google?

Faça uma auditoria gratuita, aqui!

Essas duas estratégias combinadas podem ser extremamente efetivas. Isso porque podem se relacionar com outras ações como as Redes Sociais, email marketing e captura de leads. Quer saber mais sobre como se destacar no mercado jurídico?

Entre em contato conosco, e faremos uma análise e proposta sem compromisso.

Comentários