Marketing Digital

Como a hospedagem de site afeta sua estratégia de SEO

05 de junho de 2018

Hospedagem afeta o SEO: Saiba quais os critérios, e como escolher a hospedagem mais adequada para sua estratégia de SEO

A hospedagem do site é onde são armazenados todos os dados do seu website. É de onde os navegadores irão tirar os dados que irão ser exibidos para o usuário. E por isso, todo site precisa estar hospedado em algum servidor. Mas a escolha do servidor que irá hospedar seu site é algo importante? Como ela afeta a qualidade do seu site e seu SEO? Vamos explicar alguns critérios que podem influenciar e estão diretamente ligados à qualidade do servidor e assim, mostrar que a hospedagem afeta o SEO:

Velocidade

Em 2010, o Google anunciou oficialmente a velocidade de carregamento de um site como um dos critérios no algoritmo que determina o posicionamento do ranking na página de resultados.

De lá pra cá a decisão ganhou cada vez mais peso. Isto porque ela é determinante em especial com o crescimento cada vez maior dos acessos mobile. Eles necessitam de sites mais leves para funcionarem melhor.

A velocidade de carregamento do site está diretamente ligada ao tempo de resposta do servidor que hospeda o mesmo. Se o tempo de resposta do servidor é lento, o site irá demorar mais carregar. O próprio Google coloca como uma sugestão de otimização que se diminua ao máximo o tempo de resposta.

E esse tempo de carregamento do site afeta também na experiência do usuário. Nós já falamos aqui que 25% dos usuários irão desistir do acesso após 4 segundos de espera. O site ainda indica que 47% dos consumidores esperam que um site carregue em até 2 segundos.

Ou seja, quanto maior o tempo de espera, maiores as desistências. Assim, a taxa de rejeição vai subir. E como ela é uma importante métrica de experiência do usuário, isto irá fazer com que o site perca posições no ranking.

Por isso, alguns servidores trabalham com plugins de cache compartilhado, que ajudam a aumentar a velocidade de carregamento do site. Para funcionar, o plugin precisa estar disponível no servidor, por isso, é preciso conferir antes com a empresa de hospedagem.

Uptime do servidor

O uptime do servidor se refere a quantidade de tempo que o servidor está funcionando e desempenhando suas atividades computacionais sem descontinuidade, ou seja, de forma ininterrupta.

Ninguém quer seu site hospedado em um servidor que possui uma taxa de uptime baixa. Porque isto significa que seu site vai sair do ar várias vezes, perdendo autoridade no Google, e até mesmo a confiança dos usuários, que ao entrarem do site, correm o risco de não conseguirem acessar.

Para garantir,  antes de escolher, informe-se quanto a taxa de uptime do servidor do serviço de hospedagem e depois cobre a empresa para que esta taxa seja mantida.

Localização

A localização do servidor ajuda a ganhar posições no ranking também. Isto porque o filtro por região dos buscadores vão mostrar sites da mesma região onde o usuário está realizando a busca. Por exemplo: um site em português, mas hospedado nos Estados Unidos, pode perder posições para um outro similar, mas hospedado no Brasil.

Vale lembrar, porém, que a posição física do servidor não interfere no público que acessa ele. Assim, um site pode receber acessos de qualquer local. O que vale, neste caso, é que o Google BR irá considerar o site em questão mais relevante, por se tratar do mesmo país/língua do usuário, por isso, irá ranquear melhor sites .br. Desta forma, a localização da hospedagem afeta o SEO, apesar de ser de uma maneira mais leve. 

Ferramentas para testar sua estratégia de SEO

Agora que você já sabe como a hospedagem afeta o SEO Se você já possui um site e está procurando melhorar sua estratégia de SEO, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a analisar melhor a situação do seu site.

 

Fornecida pelo Google, a página mede o desempenho da velocidade dos sites e ainda monta um relatório com insights do que pode ser melhorado.

 

A K13 acredita que o SEO pode ajudar todos os negócios a se desenvolverem. Por isso, disponibilizamos uma ferramenta que realiza uma auditoria de SEO gratuitamente no seu site.

Comentários