Marketing Digital

A importância do SEO para empresas locais

22 de fevereiro de 2018

Dar visibilidade ao seu site é muito importante para aumentar as vendas!

 

Se você tem um site e acompanha as tendências em Marketing Digital, sabe que é fundamental o otimizar após sua criação. Ter um site sem otimização é como ter uma loja em um lugar da cidade que ninguém conhece. Já diz o ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”. Na internet funciona mais ou menos assim também. Por isso as ações de SEO são importantes para o seu site. Com elas, ele estará melhor posicionado no ranking de buscadores como o Google, por exemplo. Eles utilizam um sistema de palavras-chave para gerar os resultados que você vê em sua tela.

“Ter um site sem otimização é como ter uma loja em um lugar da cidade que ninguém conhece.”

Cada vez que uma pesquisa é gerada, o Google faz uma busca nos sites com as palavras-chave selecionadas e apresenta os conteúdos que considera mais relevantes. Para isso, são levados em consideração vários critérios. Quanto mais seu site atender a esses critérios, mais o Google o considerará relevante e melhor posicionado ele ficará.

Mas, como as empresas locais podem se beneficiar do SEO e porque investir nisso? Veja a seguir!

 

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização das Ferramentas de Busca. O objetivo da otimização não é apenas atrair tráfego orgânico, mas atrair tráfego qualificado, que realmente se interesse no seu produto ou serviço. Assim, quanto mais pessoas interessadas visitarem seu site, maiores são as chances de elas virarem clientes da sua empresa.

Segundo uma pesquisa da Hubspot, o site que está em primeiro lugar no resultado da pesquisa recebe 33% do total de cliques, enquanto o segundo colocado recebe 18% e o restante 11%, ou menos. Além disso, pesquisas apontam que 75% dos usuários nunca passam da primeira página dos resultados de busca. Portanto, é fundamental que seu site esteja bem otimizado, para que mecanismos de busca, como o Google, o considerem relevante e o coloque entre os primeiros.

 

Como conseguir bons resultados?

Existem vários fatores que levam um site a ficar bem posicionado nas SERPs (Search Engine Results Page), ou seja, as páginas de resultado de pesquisa. O Google atualiza constantemente seus algoritmos, portanto, o profissional dedicado ao SEO deve verificar com frequência como o site está e fazer ajustes necessários.

Nesse post, a K13 explica quais são os principais fatores de ranqueamento para um site: Atraindo Tráfego: conheça a estratégia de SEO.

“O objetivo da otimização não é apenas atrair tráfego orgânico, mas atrair tráfego qualificado, que realmente se interesse no seu produto ou serviço.”

Para empresas locais existem dicas específicas que podem levar seu site a estar entre os primeiros do seu segmento.

 

Como utilizar o SEO para empresas locais?

O trabalho de SEO é feito à longo prazo. Não se pode esperar que, com uma semana, seu site apareça nas primeiras páginas ou como primeiro resultado para suas palavras-chave. Mas, com um trabalho bem feito e com algum tempo isso torna-se uma realidade.

A K13 listou algumas dicas de SEO que podem ajudar sua empresa:

  1. Google Meu Negócio

Ao realizar uma pesquisa você já deve ter observado que, algumas vezes, o Google mostra algumas empresas perto de você. Por exemplo, ao pesquisar Restaurante em Guarapuava, o Google irá mostrar a você quais são os restaurantes próximos de você. Para que seu negócio possa aparecer nesse resultado, você deve criar uma conta no Google Meu Negócio.

Sua ficha aparecerá sempre que alguém pesquisar pela sua empresa no Google ou fizer buscas relacionadas ao seu setor no Google Maps. Com ela, seus dados ficam visíveis mais rapidamente ao usuário, como telefone, endereço e horário de funcionamento. Por isso, é importante manter esses dados atualizados.

 

  1. Utilize palavras-chave específicas

Em geral, as grandes empresas utilizam palavras-chave mais gerais para seu site. Assim, você pode aproveitar as específicas para o seu negócio. Observe quais palavras-chave seus concorrentes usam para criar uma estratégia forte. Foque em palavras-chave bem específicas sobre o seu principal serviço, segmentando inclusive por região ou cidade. Por exemplo, ao invés de utilizar “restaurante vegetariano” você pode utilizar “restaurante vegetariano em Guarapuava”. Essas palavras-chave são chamadas de long tail keywords, ou palavras-chave de cauda longa. Para escolher as melhores para seu site, pesquise quais têm mais buscas e qual sua concorrência.

 

  1. Atenção aos critérios do Google!

O Google possui mais de 200 critérios que são analisados dentro de um site para exibi-lo nos resultados da busca.

Alguns desses critérios são: duração da sessão, taxa de rejeição, velocidade de carregamento da página, certificado SSL, conteúdo único e relevante, imagens com atributo alt, backlinks e idade da página. Direcionar seus esforços a esses critérios é essencial para uma boa estratégia de SEO.

 

  1. Crie bons conteúdos

A estratégia do Marketing de Conteúdo ajuda seu site a criar autoridade no seu segmento. Ter um blog, mostrando a importância do seu produto ou serviço você demonstra conhecimento e, portanto, gera confiança para seus visitantes, potencializando as chances de eles se tornarem clientes.

Além disso, os conteúdos podem ser uma maneira de utilizar suas palavras-chave. Dessa forma, aumenta as chances de um usuário encontrar seu site, seja por uma página de serviços ou um blog com conteúdo. O conteúdo também ajuda a diminuir a taxa de rejeição do seu site, aumenta a duração da sessão e mantém seu site atualizado, o que é visto com bons olhos pelo Google.

Leia mais sobre a importância de produzir conteúdo para seu site aqui.

 

  1. Links de negócios locais parceiros

Construir uma estratégia de Link Building é importante para que o Google reconheça seu site como relevante e popular entre outros sites. Para isso, você pode criar parcerias com negócios locais, assim, seu site leva o link deles e eles colocam link para o seu site. É importante ressaltar que os links devem ser para sites relacionados ao seu segmento, para que o Google entenda que ele é relevante aos usuários.

 

  1.  Proporcione uma boa experiência ao usuário

O que você gosta de ver em um site? Uma boa navegação, informações fáceis de ser encontradas e que sejam do seu interesse. Seu usuário também. Forneça conteúdo relevante e tenha sempre o cuidado de manter seu site leve e fácil de navegar, assim a experiência de seus visitantes será otimizada.

Para melhorar a usabilidade do seu site, não se esqueça de ter um site responsivo para mobile. Hoje, a maioria dos acessos são feitos pelo smartphone, portanto, é fundamental que seu site se adeque para esses usuários.

 

A K13 oferece assessoria em SEO dentro do pacote de Inbound Marketing, ou um plano separado apenas de SEO. Utilizamos a ferramenta SEMrush, uma das mais completas do mercado. Com ela, podemos identificar os problemas de otimização do site e acompanhar as posições do domínio por palavra-chave. Assim, trabalhamos com empresas de qualquer tamanho e segmento.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para saber mais sobre os planos e valores!

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