Hospedagem de site

Manutenção de site: como e porque fazer

22 de Março de 2019

A falta de manutenção pode gerar muitos problemas para um site, como por exemplo, ataques de hackers, vírus, erros de certificado, baixo ranqueamento nos sites de busca, velocidade de carregamento baixa, e por aí vai. Tudo isso acaba comprometendo não apenas o site mas também a imagem de uma marca, gerando resultados negativos. No post de hoje vamos explicar porque a manutenção de site é importante para o seu negócio. Confira!

 

Manutenção de site  X Atualização

 

Antes de explicar como e porque fazer a manutenção do seu site, é importante diferenciar manutenção de atualização. Assim, tudo que envolve o acréscimo de algo novo em seu site é considerado atualização. Isso inclui textos, imagens, artes, páginas, botões, formulários, etc. Já a manutenção de site, é realizada para corrigir possíveis problemas relacionados ao sistema e segurança de seu site.

 

Atualização de software

 

Quando um site é lançado, tudo é novidade e funciona corretamente. Porém, para mantê-lo dessa forma é preciso verificar sempre as atualizações que o sistema necessita para funcionar bem. Além disso, ficar atento às mudanças das tecnologias pode ser uma opção para a sua empresa inovar.

Há pouco mais de 10 anos, as pessoas não possuíam celulares com uma boa navegação na internet, portanto, a aparência dos sites nos celulares não eram bonitas e não tinham uma boa navegabilidade. Porém, hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é comum que os sites sejam desenvolvidos primeiro no mobile e, só depois, no desktop. Esse conceito chama-se mobile first e tem como principal objetivo oferecer um melhor user experience, ou seja, pensando na experiência do usuário ao utilizar o site. Já falamos aqui no blog sobre o User Experience, para saber mais, clique aqui.

 

Backup

 

O Backup armazena em um lugar seguro todo o conteúdo do seu site. Assim, caso haja algum problema ou pane, seus arquivos e informações não serão perdidos.

 

Segurança e Hospedagem

 

Como a gente já explicou aqui no blog, ter um serviço de hospedagem é essencial para criar um site. Mas, também é importante escolher um servidor que siga as politicas de segurança e mantenha o seu site protegido e seguro de possíveis invasores.

Além da hospedagem, é preciso garantir a segurança do computador que você usa para gerenciar o seu site, por isso a importância de investir em um bom antivírus. Outra maneira, também, de proteger o seu site é usar senhas fortes.

 

Monitoramento e Verificação

 

O monitoramento e verificação engloba várias pontos de uma boa manutenção. Como testar a velocidade do site, verificar se os formulários estão funcionando corretamente, procurar por possíveis erros que deixam o seu site travando e lento, analisar e atualizar os links, bem como corrigir os links quebrados.

 

Otimização para mecanismos de busca

 

O Google é atualizado constantemente. Por isso, dar atenção às regras de indexação e SEO é importante para manter o seu site sempre nos primeiros resultados de busca. Vale lembrar que quando há vírus no site, os antivírus presentes no aparelho do seu cliente vão bloquear a visualização do seu site, fazendo com que ele deixe de encontrar a sua empresa e recorra ao concorrente, e ao final das contas, a sua empresa terá prejuízo.

 

Agora você já sabe a importância da manutenção do seu site e como ela é feita. Conte com a gente para cuidar dessa tarefa para você,  temos profissionais experientes em programação, design e suporte para realizar a manutenção ideal para o seu site. Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.