K13 Agência Web - Criação de Sites Guarapuava Paraná

Hospedagem de site

Mobile First Index – Mobile em primeiro lugar

18 de março de 2021

O Mobile First Index, anunciado pelo Google, está cada vez mais próximo e será um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio online.

Um dos objetivos de toda empresa presente no ambiente digital, através de um site ou loja virtual, é estar bem posicionada nos mecanismos de busca. Isso é um fato!

Entretanto, para alcançar os melhores resultados é fundamental conhecer um pouco mais sobre os princípios de ranqueamento.

O Google leva em consideração diversos critérios na hora de colocar um site como primeiro ou último na lista de pesquisas. Um desses critérios é o quão bem otimizado esse site está para os dispositivos móveis.

Antes, esse critério era apenas mais um dentre muitos outros, porém, a partir de maio de 2021, ela será um dos mais importantes!

Leia o texto abaixo e entenda um pouco mais sobre o Mobile First Index e a importância de se adaptar a ele.

 

 Afinal de contas, do que se trata esse Mobile First Index?

O Mobile First Index foi uma grande mudança no novo algoritmo do Google. O objetivo dessa mudança é tornar a qualidade de navegação nos dispositivos mobile um fator prioritário e determinante na hora de posicionar bem um site na página de resultados. Mas o que isso significa na prática?

Você provavelmente já deve ter percebido que a estrutura de um site muda dependendo do dispositivo em que ele é acessado.

A tela de um celular é menor em relação à de um computador, por isso, em alguns casos, a página apresentada contém menos informações e conteúdo.

A partir de agora, isso não deverá mais acontecer.

É fundamental que todo site esteja bem otimizado para tablets e celulares (smartphones). Ou seja, será necessário que haja uma reorganização de toda a estrutura das páginas, incluindo o conteúdo visual e textual.

Todos esses elementos deverão se apresentar o mais parecido possível com os das versões em computadores (desktops).

 

Por que o Google decidiu fazer isso?

Hoje em dia, a maioria das pesquisas realizadas na internet são feitas através de dispositivos móveis. Isso nos mostra que os aparelhos mobile se tornaram a principal forma de acesso à internet, tomando o lugar dos computadores.

Por esse motivo, o Google precisou modificar um pouco seu algoritmo e atualizar suas diretrizes, dando mais prioridade para esses dispositivos.

 

Importância de se adaptar ao Mobile First Index

Como mencionamos anteriormente, o Mobile First Index colocará a busca mobile como principal, portanto, quem investiu em um site responsivo, com uma velocidade de carregamento boa e um design de qualidade não será prejudicado com essa mudança.

Certamente, quem não investir nisso, acabará ficando para trás e perdendo espaço nas primeiras páginas da plataforma.

Sendo assim, certifique-se de que o seu site se adapta a qualquer dispositivo, para que o usuário tenha a melhor experiência de onde estiver acessando a sua página. Fazendo isso você irá aumentar as chances da sua empresa aparecer nos primeiros resultados da pesquisa no Google.

Um site criado para ser visualizado no computador possui uma estrutura diferente, modificá-lo para ser acessado em aparelhos mobile não é uma tarefa fácil. É preciso tornar o layout mais enxuto e focar nas informações que realmente são relevantes ao usuário.

Conte com ajuda especializada e não perca espaço nesse ambiente tão valioso que é o digital.

Quer saber mais sobre esse e outros critérios de ranqueamento do Google? Então não deixe de acompanhar o nosso blog!

Comentários

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.