Marketing Digital

Tudo o que você precisa saber sobre o Inbound Marketing

20 de julho de 2017

A estratégia de Inbound Marketing é mais barata e pode trazer melhores resultados que o marketing tradicional

As pessoas estão cada vez mais conectadas e atualmente é imprescindível possuir um site para sua empresa. Através da internet que é possível se comunicar com um público maior, abrindo novas oportunidades de mercado e angariando clientes potenciais.  

Em um mundo de imediatismo, onde as informações correm em alta velocidade, o público não tem mais tempo para interrupções. Assim, novas formas de marketing foram surgindo, com o objetivo de usar outras estratégias de atração de tráfego e venda.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que agrupa diversas ações com o objetivo de fazer com o que o cliente vá voluntariamente até a sua empresa. Ao contrário do marketing tradicional, conhecido como outbound marketing, que é interruptivo e, na maioria das vezes, não permite a escolha de visualizar ou não o anúncio, no Inbound Marketing o usuário é atraído até o site por vontade própria. 

O conceito surgiu em 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, escrito pelos fundadores da HubSpot,  Brian Halligan e Dharmesh Shah.  

No livro, os autores defendem a necessidade das empresas repensarem a maneira de fazer marketing, argumentando que a maioria das técnicas de outbound marketing ou marketing tradicional, estão ultrapassadas, uma vez que a maneira como as pessoas se comportam na hora de comprar um produto ou serviço mudou.

Atualmente, 90% das compras realizadas no Brasil começam com uma pesquisa na internet. O consumidor não compra sem antes pesquisar  informações sobre o produto ou serviço. O objetivo da pesquisa é sempre tomar uma decisão melhor. E é aí que  entra o Inbound Marketing.

Como fazer Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é composto por uma série de ações e estratégias que tem como objetivo atrair o público para o site da sua empresa e convertê-los em clientes potenciais, ou Leads. O método garante que o público visitante do seu site, está realmente interessado no produto ou serviço que você oferece.

Mas como isso funciona?

É simples! São várias etapas que guiam o visitante até o ponto em que ele decide fechar o negócio.

As etapas são: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e finalmente, Analisar.

Atraindo tráfego

Cada vez que realizamos uma busca em uma ferramenta de pesquisa, como o Google, por exemplo, acionamos determinadas palavras chaves. O Google então, realiza uma varredura nos sites indexados e escolhe os que são considerados mais relevantes para a pesquisa em questão. Para isso, são utilizados diversos critérios, que estão em constante atualização. A página de resultado é chamada de SERP (Search Engine Results Page).

As ações do Inbound Marketing têm como objetivo subir no ranking do Google na pesquisa orgânica, ou seja, nos resultados que não são pagos para aparecer. Assim, é possível atrair cada vez mais visitantes para seu site.

Para que isso seja possível, algumas ações devem ser tomadas. A primeira delas, é o chamado SEO (Search Engine Optimization), que consiste em realizar uma série de mudanças significativas para que o Google, ou qualquer outra ferramenta, considere o seu site relevante para as palavras-chaves de sua escolha.

Alguns desses fatores são o bom posicionamento das palavras-chaves; o site ser responsivo, uma vez que mais de 50% das pesquisas são feitas por dispositivos móveis; a autoridade do domínio; o uso de backlinks; o criação de conteúdo relevante e de qualidade, entre outros.

Por falar em conteúdo, o Marketing de Conteúdo pode ser considerado umas das ações-chefe de qualquer estratégia de Inbound Marketing de qualidade. Antigamente, apenas ter as palavras-chaves certas bem posicionadas já garantia uma boa posição no ranking.

Entretanto, as ferramentas de busca estão ficando cada vez mais inteligentes. Elas já são capazes de compreender contextos, relacionando significados de palavras entre si. Produzir um conteúdo que seja interessante e responda as dúvidas do seu público fará com que as ferramentas vejam o seu site como relevante para os usuários.

“O Marketing de Conteúdo
pode ser considerado umas das ações-chefe
de qualquer estratégia de
Inbound Marketing de qualidade.”

Desta forma, quando o usuário acionar uma determinada palavra chave, relacionada ao seu serviço ou produto, ele encontrará as informações que precisa no seu site. Criando  assim, uma relação de confiança com a marca que irá influenciar a compra final do produto. A produção desse conteúdo é chamada de Jornada do Consumidor.

O uso das redes sociais também é muito importante na hora de atrair seus visitantes. Chamadas para o site, com textos interessantes e imagens chamativas são uma forma fácil de conseguir tráfego.

Convertendo visitantes

A conversão de visitantes em Lead, ou clientes potenciais, é a chave para a possibilidade de fechar novos negócios. Para isso, é preciso criar estratégias de conversão dentro do site, conhecidas como Call To Action.

O Call To Action,  que significa chamada para a ação, é toda e qualquer estratégia que faça com o que o visitante te dê alguma informação sobre ele, e principalmente, dê a permissão para que você entre em contato com ele. Em posse das informações cedidas pelo seu visitante, agora convertido em Lead, é possível segmentar os seus Leads de acordo com seus interesses, enviando conteúdo especializados.

Relacionamento com os Leads

Agora que sua empresa possui uma base de clientes em potencial angariados pelo site, é hora de se relacionar com eles. Você pode produzir materiais específicos para o envio de suas campanhas de Email Marketing para cada uma das áreas de interesse que você segmentou.

Apesar do Email Marketing ser muitas vezes considerado uma forma ultrapassada de anúncio, quando ele vem ligado à uma estratégia de Inbound Marketing, este se reinventa para um formato extremamente eficaz. Isso acontece porque quando o visitante assina o formulário, ele está te dizendo que tem interesse no conteúdo que você está produzindo.

E isso é muito importante! É a partir deste sinal que você vai poder trabalhar conteúdos cada vez mais profundos com seu Lead, acompanhando e guiando-o por todas as etapas da Jornada do Consumidor, até o fechamento da compra.

Oportunidades de Venda

Se você chegou até aqui com seu Lead, é hora de fechar a compra. Essa compra pode ser feita de maneira direta, quando o negócio é fechado diretamente pelo site. Ou indireta, quando em posse das informações do cliente, o responsável pelo comercial da empresa tem condições de desenvolver estratégias de contato para finalizar o negócio.

Analisando os resultados do Inbound Marketing

A melhor forma de analisar se uma estratégia de Inbound Marketing está funcionando, é mensurar os resultados. Existem várias plataformas disponíveis para mensurar seus resultados. A mais utilizada é o Google Analytics.

Entretanto, é preciso definir algumas métricas para comparar os resultados, de forma a não se perder de seus objetivos. As métricas mais utilizadas são os números de tráfego no site, o número de conversões em Leads e o ROI, return over investment, ou retorno sobre investimento.

Vantagens do Inbound Marketing

Utilizar uma boa estratégia de Inbound Marketing pode ser o grande diferencial para o seu sucesso. Mesmo ações simples podem fazer uma grande diferença.

Empresas inovadoras encontram muitas vantagens ao investir em Inbound Marketing por vários motivos:Vantagens de utilizar o Inbound Marketing

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