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User experience: saiba como melhorar a experiência dos seus clientes no seu site

14 de Fevereiro de 2019

Você clica em um link e o site demora abrir. Quando abre, o visual não é atrativo e você teve que fechar vários anúncios até encontrar o que você queria. Essa não é a experiência ideal para quem procura algo na internet, não é mesmo? Isso porque, no meio online, as coisas devem ser rápidas e, quando não são, acabam desapontando. Muitas pessoas desistem de entrar no site só pela demora em abri-lo. Por isso, investir em um site de qualidade e que proporcione o User Experience adequado é fundamental para o sucesso dele.

 

Espera aí, User o quê?

Calma, a gente explica. O User Experience ou UX é a experiência que o seu cliente tem ao utilizar o seu site. Ninguém gosta de um site lento, com pouca qualidade visual e intuitiva. As pessoas querem acessar conteúdos de qualidade com rapidez e facilidade.

 

Conheça o seu cliente

A primeira regra para oferecer um bom User Experience é entender quem é o seu cliente ou usuário. Sim, você precisa saber quem é o seu consumidor, quem está entrando e saindo do seu site, a que momento ele sai do seu site e o porquê. Assim, você poderá identificar qual ponto deve ser melhorado.

Em seguida, veja porque o consumidor procura o seu site, em qual meio ele faz isso, desktop ou mobile, e de qual lugar ele faz isso. Com isso, você identifica quais são as necessidades e como otimizar seu site para facilitar a experiência do usuário.

Vamos a um exemplo: Um homem faz uma busca rápida no navegador procurando por academias. Ele pode colocar academias baratas, academias em tal cidade, melhores academias, e por aí vai. Com essa palavra-chave já é possível ter informações sobre o que ele busca e qual a sua prioridade: preço, proximidade ou excelência no serviço. Suponhamos que ele buscou academias próximas do local em que está. Logo, isso significa que a prioridade é a proximidade. Nesse caso, oferecer um botão ou ícone de localização que mostre como chegar ao local permite que o usuário veja a distância e tempo que levará até a academia. Dessa maneira, o site facilitou outro processo que esse usuário possivelmente faria.

 

Desktop x Mobile

Outro ponto importante no user experience é oferecer um design intuitivo tanto para o desktop, quanto mobile. Segundo a pesquisa de 2017 divulgada pelo CGI.br (Comite Gestor da Internet no Brasil), 49% dos usuários navegam na internet pelo smartphone, enquanto os usuários que acessam a web somente pelo computador representam 4%. Restando, assim, 47% de pessoas que navegam em ambos.

Como vemos, o uso do mobile tem crescido e tende a crescer mais a cada ano. Ou seja, temos comprovada a importância de investir em um bom site para os dispositivos  móveis.

 

Bons formulários

Com a expansão do inbound marketing, e a conversão de visitantes do site em leads é preciso pensar na otimização dos formulários. Eles devem  ser breves e claros, pois, ninguém gosta de preencher colunas e mais colunas. Ou, ainda, não entender exatamente qual informação colocar. Por isso, invista em uma boa descrição.

 

Teste seu site e seu user experience

Visite o seu site e observe se ele é fácil de usar, se as fontes estão no tamanho apropriado e se o usuário não precisa ficar aumentando ou diminuindo o zoom para ler os textos ou visualizar imagens. Dessa forma, você garantirá que os seus visitantes sejam beneficiados e tenham uma boa experiência ao navegar pelo seu site.

 

Ordem e poucos cliques

Seu site precisa de uma boa organização. Por isso, pense em separar os conteúdos em abas para ajudar o cliente a encontrar com facilidade o que ele busca. Além disso, opte por algo lógico e rápido, sem fazer com que o visitante abra várias páginas para encontrar o que procura.

 

Relacionamento

Oferecer canais de relacionamento com o cliente é fundamental. Assim, o público pode esclarecer alguma dúvida e a empresa demonstra disposição a ajudar. Você pode oferecer isso através de chatbots e um espaço de fale conosco. Além disso, outra dica é deixar os ícones das suas redes sociais aparentes, pois muitos clientes se sentem mais a vontade ao entrar em contato por este canal.

 

Como você pôde ver, são diversas as maneiras para oferecer uma experiência de usuário otimizada para seus clientes. Com elas em prática, você consegue manter o usuário mais tempo em seu site, e, consequentemente, ter mais chances de convencê-lo no processo de compra. Se você já possui um site e quer melhorar o user experience para aumentar suas vendas, veja as opções de manutenção e atualização de site disponíveis. Agora, se você ainda não tem um site, está na hora de investir na criação de um, não é mesmo? Clique aqui e confira como realizar a criação de um site ou entre em contato com a nossa equipe!

 

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