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Venda online: o desafio de integrar os processos de seu negócio presencial com a Internet

02 de julho de 2021

No último programa do mês de junho uma reportagem do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostrou que quase metade, cerca de 46%, dos varejistas de pequeno porte da capital paulista registraram um aumento na venda de mercadinhos de bairro durante a pandemia. 

 

O crescimento foi puxado pela modalidade de venda à distância. Na qual 63% dos estabelecimentos registraram alta. Boas notícias do ponto de vista do fortalecimento da economia local. Porém, isto exigiu que os empresários reagissem rápido. Por isso, foi preciso investir em tecnologia e modernizar-se de forma quase que abrupta.

 

O desenho da estratégia correta para seu negócio online

 

Ao abrir um novo canal de vendas online, as empresas se deparam com o enorme desafio de mudar a mentalidade do negócio de presencial para o virtual. Neste passo, o sucesso está intimamente ligado à alma de cada negócio.

 

Acreditamos que não existe receita pronta que se aplique a todos os tipos de negócio. Isso porque não é possível analisar um negócio de confecções, outro de alimentos e um terceiro de eletrônicos, por exemplo, de uma mesma forma. Bem como não é possível aplicar as mesmas soluções para vendas online para esses diferentes tipos de negócios. 

 

Nada substitui a boa e velha análise do nicho de mercado específico por parte da empresa. Assim, é possível traçar a melhor estratégia de atingir seu público alvo. A diferença é que, durante a pandemia, o jogo mudou: o empresário precisa incluir a variável que o seu cliente não estará fisicamente presente na hora da venda.

 

Sobre este assunto, felizmente, existem diversas reportagens e treinamentos na internet, gratuitos e pagos. Aqui no blog da K13, por exemplo, você pode encontrar diversos conteúdos que podem te ajudar a começar a vender online.

 

Ainda, vale dar uma olhada no portal do Sebrae. Você poderá encontrar cursos de planejamento estratégico e de marketing digital para sua empresa.

Estratégias de venda presencial e online

O desafio de integrar o negócio físico com a venda online

 

Juntamente com todo o esforço necessário às empresas para criarem canais de venda online rapidamente para reagir à pandemia, com investimento em tecnologia e capacitação, vem o desafio operacional: como incorporar as vendas no canal digital aos processos já existentes dos canais presenciais? 

 

Caso a empresa opte por possuir um e-commerce próprio por exemplo, o que em muitos nichos de mercado pode ser um diferencial, logo perceberá a necessidade de possuir processos integrados para reduzir o retrabalho. Além disso, para garantir que as vendas sigam as etapas definidas desde a tomada do pedido até a conclusão.

 

Detalhamento das características dos produtos e serviços

Um bom ponto de partida é iniciar pelo detalhamento das características dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Enquanto na venda presencial esta etapa é secundária, pois o cliente normalmente pode receber uma explicação pessoal, ver e em alguns casos até experimentar o produto, na venda online a regra geral é: quanto mais informação, melhor.

 

Um fator importante para automatizar a gestão é realizar a integração do sistema ERP da empresa com o e-commerce. O efeito deve ser: qualquer alteração feita no sistema da empresa deve refletir-se automaticamente no site/aplicativo.

 

Abaixo, você pode ver um exemplo de uma loja de eletrônicos. Nela, os dados mais importantes foram informados uma única vez no ERP. Em seguida, foram integrados ao site e transmitidos automaticamente à loja virtual:

 

  • Características básicas, como descrição e preço. Além disso, a foto e a categoria do produto no site.

Venda online: sistema de ERP

Site de venda online

  • Detalhamento da ficha técnica do produto: fator extremamente relevante para que o cliente possa ter todas as informações necessárias para tomar a decisão de compra.

Sistema de ERP - detalhamento de ficha técnica

Loja virtual - descrição do produto

  • Por fim, a posição de estoque. Assim, é possível garantir que não sejam feitas vendas no site de produtos esgotados, gerando o desgaste de cancelar um pedido feito pelo cliente por motivo de ruptura de estoque.

Controle de estoque no sistema de ERP

Controle de estoque na loja virtual

Pós-venda: transmissão dos pedidos online para o ERP

 

Outro ponto importante a ser considerado é a transmissão do pedido automaticamente para o ERP. Isto garante que processos subsequentes, como a emissão de nota fiscal, controle de estoque, controle financeiro e até contábil, sejam iniciados como se o pedido fosse feito presencialmente.

 

Um exemplo disso pode ser visto abaixo nesta loja de produtos para alongamento de unhas. Os pedidos feitos no site foram enviados sem a necessidade de digitar novamente os pedidos no ERP. 

 

Ademais, outra vantagem é que o monitoramento constante dos pedidos feitos pelo e-commerce não precisa ser feito no site. Isso porque os pedidos aparecem automaticamente no sistema de gestão, conforme as vendas online vão ocorrendo.

Pós vendas na loja virtual

Pós venda online no sistema de ERP

Conclusão

 

A integração de diversos sistemas com focos diferentes proporciona melhores resultados, pois permite a ampliação do negócio para um novo canal de vendas. Dessa forma, evitando o trabalho dobrado de manter os processos presenciais e online em plataformas separadas.

 

Aqui na K13, nossas lojas virtuais podem ser integradas com diversos sistemas de ERP, bem como de marketplaces. Isso proporciona mais facilidade na hora de gerenciar suas vendas online. 

 

Quer ampliar suas vendas para o ambiente digital? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudá-lo!

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