Como criar um site de vendas que gere resultado?
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e da informação, qualquer pessoa pode começar um negócio vendendo pela internet. Certamente, criar um site de vendas é uma ótima estratégia para esse fim.
Os e-commerces fazem parte de um setor da economia que mais cresce em nosso país nos últimos tempos, sendo referência para todos aqueles que desejam empreender.
O site é um ambiente seguro e exclusivo, tanto para a empresa, quanto para os seus clientes. Além disso, a empresa consegue controlar todas as informações inseridas naquele local e de ter acesso a dados importantes como número de visitas, quais são as páginas mais interessantes para o público etc.
Porém, sem as dicas certas, muitos projetos acabam dando errado.
Sendo assim, iremos apresentar no texto a seguir, alguns fatores fundamentais para você que deseja obter sucesso com o seu site de vendas ou, também conhecido, e-commerce. Acompanhe!
Criar um site de vendas com base na experiência do usuário (UX)
Criar um site de vendas que seja responsivo e que gere resultado significa adaptá-lo às melhores práticas de User Experience (UX).
Já falamos aqui em nosso blog sobre como criar uma loja virtual e o que não pode faltar em um e-commerce, entretanto, existe um ponto chave extremamente relevante, que precisa de uma maior atenção: a experiência do usuário.
O que é UX?
A experiência do usuário, ou User Experience em inglês (UX), é um conjunto de elementos que estão diretamente relacionados à interação do usuário com um produto, serviço ou sistema.
Falando especificamente do ambiente virtual, significa que a estrutura da seu e-commerce deve ser feita através da perspectiva do usuário, ou seja, é fundamental encontrar as melhores alternativas para trazer a melhor experiência de navegação no site.
O que deve ser feito na prática? Mudar o tamanho de um botão, criar novos botões, utilizar as cores adequadas, inserir, retirar ou aumentar a fonte de um texto são alguns exemplos dentre muitos outros. Lembre-se que o importante é sempre a satisfação do usuário.
Outro aspecto a ser considerado quando falamos da experiência do usuário é o site mobile friendly.
Já imaginou o quão problemático é acessar um site que não funciona corretamente no celular? Esse tipo de coisa causa uma enorme frustração no visitante, que provavelmente irá abandonar seu e-commerce e não voltará mais.
Um site de vendas responsivo e bem adaptado ao UX é capaz de abrir e funcionar adequadamente em qualquer tipo de aparelho, sendo um computador, celular, tablet etc.
Além disso, o Google dá preferência aos sites que possuem essa característica, na hora de ranqueá-los nos resultados da página de pesquisa.
E como a pesquisa orgânica é responsável por uma boa parte do tráfego na web, é quase que obrigatório se atentar a esse detalhe. Os sites que não são mobile friendly não têm nenhuma chance no ambiente digital.
Os benefícios de criar um site de vendas com UX
A usabilidade, a adaptação para visualização em todos os dispositivos e a facilidade de encontrar tudo o que precisa em poucos cliques são alguns aspectos que farão toda a diferença nos resultados do seu negócio.
Uma boa experiência do usuário é essencial para deixá-lo feliz e uma pessoa feliz aprecia seu produto e se torna divulgador da sua marca. Os benefícios gerados pelo UX são inúmeros, utilizá-lo resultará em um relacionamento melhor e mais duradouro com o seu cliente.
Conclusão
A experiência do usuário (UX) tem se tornado cada vez mais importante não só hora de criar um site de vendas, mas em qualquer outro tipo de site.
O principal objetivo desse tipo de estratégia é satisfazer o visitante com base nas suas necessidades. Ao colocá-lo como centro do projeto do site, fica muito mais fácil entender as melhores formas de adaptar a estrutura da plataforma para que a navegação seja limpa e sem dificuldades.
Portanto, esteja preparado para programar seu e-commerce da melhor forma, com um layout responsivo que atenda as expectativas do usuário.
Veja na prática alguns sites bem adaptados ao UX acessando nosso portfólio!