K13 Agência Web - Criação de Sites Guarapuava Paraná

E-commerce

Cuidados na hora de criar uma loja virtual

08 de fevereiro de 2021

cuidados na hora de criar uma loja virtual

O e-commerce está em ascensão não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. É um ambiente promissor e vem mostrando excelentes resultados para quem investe nesse mercado.

Já falamos aqui sobre a importância da loja virtual para o seu negócio, entretanto, antes de se estabelecer em qualquer tipo de mercado, é essencial o conhecimento prévio de alguns fatores que influenciam no sucesso ou no fracasso do seu empreendimento. 

Criar uma loja virtual requer muito cuidado, pois, os mínimos detalhes importam. Sendo assim, é necessário muita preparação e planejamento.

Para te ajudar nessa, reunimos alguns dos cuidados fundamentais na hora de criar um e-commerce, veja a seguir!

 

Conheça o público-alvo na hora criar uma loja virtual

O primeiro deles é definir bem o seu nicho de mercado. Ter o conhecimento do seu público alvo fará total diferença para que a sua loja virtual tenha sucesso e não fracasse prematuramente. 

Saber sobre as peculiaridades do seu consumidor é fundamental. Uma dica para potencializar esse tipo de procedimento é por meio da criação das personas. 

As personas são os perfis semi-fictícios dos seus clientes ideais, contento as mais diversas informações como: profissão, idade, sexo, hábitos, vontades, objetivos, interesses, sonhos, etc. Esses perfis são montados de acordo com informações verdadeiras coletadas de um público que já consome seus produtos.

Ao compreender bem o perfil do seu cliente, sua comunicação com ele melhora e você será capaz de aprimorar seus produtos e serviços, para atender as necessidades específicas do seu público.

Então, esteja sempre atento a esse detalhe.

 

Site focado na usabilidade

Uma loja virtual responsiva é aquela adaptável aos mais diversos dispositivos, como: celulares, tablets, computadores, etc. 

Um layout intuitivo e que não trave, tornará a experiência do usuário muito melhor no que diz respeito à usabilidade. Isso significa que o visitante precisa encontrar os produtos do seu site facilmente e a navegação deve fluir naturalmente. Ninguém tolera um site lento e mal otimizado, com um design que dificulta as informações de serem encontradas.

Esse é um ponto crucial e causará uma enorme diferença nos seus resultados de vendas. Apresente seus produtos com imagens de boa qualidade e descrições detalhadas, além de estarem bem organizados categoricamente.

A estética da sua loja virtual precisa ser marcante e diferenciar seu negócio dos demais. Foque em tornar seu layout simples e intuitivo, fazendo isso você estará no caminho correto. 

Antes de começar sua jornada de vendas no ambiente digital, certifique-se de que sua loja não está confusa e difícil de navegar. 

 

Criar uma loja virtual com segurança

Outro aspecto importantíssimo é a segurança da sua loja virtual. Em nosso blog, publicamos um texto sobre o que é necessário para ter uma loja virtual segura e continuamos reforçando essa ideia. 

Ao lidar com dados pessoais, é primordial garantir a proteção de todas as informações pessoais que forem cedidas na hora de uma compra, como número de cartão de crédito, CPF e endereço, por exemplo.

Se ocorrer alguma violação desse tipo de dado, seja por ataque de hacker ou falha no sistema, sua loja estará comprometida e você terá grandes problemas.

É uma responsabilidade gigante e que deve ser priorizada. 

 

Atendimento de excelência

Seu público deve ser tratado de maneira única e visto como indispensável.

Atender seus consumidores da melhor forma é o um dos pontos chaves para tornar seu negócio relevante e bem sucedido. Procure as melhores formas de resolver qualquer dúvida ou problema dos seus clientes o mais rápido possível, já que um atendimento agilizado faz toda a diferença.

Certamente, uma boa experiência de compra aumenta as chances de o comprador voltar a adquirir mais produtos futuramente. Fidelizar clientes e conquistar mais compras é o propósito de todo empreendedor, e um bom atendimento ao usuário facilitará esse objetivo.

Não se limite em atender os seus clientes apenas por e-mail, telefone ou redes sociais. Hoje em dia, é possível utilizar diversas ferramentas que potencializam o contato, dentro da própria plataforma da sua loja virtual. Os chatbots/chats online são um exemplo disso

 

Escolha da plataforma ideal

É por meio da plataforma de e-commerce que você irá gerenciar todos os processos ligados à sua loja virtual, como a inclusão e exclusão de produtos, administração do estoque etc.

Cada segmento possui necessidades específicas e a plataforma escolhida deve se adequar com as características e funcionalidades do negócio. 

Uma loja de roupas, por exemplo, precisa de um recurso que a possibilite cadastrar um mesmo produto com propriedades variadas, como: cor, tamanho, modelo, numeração, tudo isso em um mesmo local. 

O ideal é que essa plataforma se alinhe com as suas particularidades e facilite a experiência do consumidor.

Entretanto, escolher a plataforma ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Por essa razão, investir na contratação de serviços de empresas especializadas na criação de lojas virtuais, aumentará suas chances de sucesso.

A K13 Agência Web preza muito pela qualidade de desenvolvimento das lojas virtuais, trabalhando minuciosamente para entregar um produto exclusivo e personalizado para o segmento de cada cliente. Conheça um pouco mais dos nossos projetos acessando nosso portfólio.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos te responder da melhor forma!

 

Comentários

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.