Cuidados na hora de criar um e-commerce
O e-commerce está em ascensão não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. É um ambiente promissor e vem mostrando excelentes resultados para quem investe nesse mercado.
Já falamos aqui sobre a importância da loja virtual para o seu negócio, entretanto, antes de se estabelecer em qualquer tipo de mercado, é essencial o conhecimento prévio de alguns fatores que influenciam no sucesso ou no fracasso do seu empreendimento.
Criar um e-commerce requer muito cuidado, pois, os mínimos detalhes importam. Sendo assim, é necessário muita preparação e planejamento.
Para te ajudar nessa, reunimos alguns dos cuidados fundamentais na hora de criar um e-commerce, veja a seguir!
Conheça o público-alvo na hora criar um e-commerce
O primeiro deles é definir bem o seu nicho de mercado. Ter o conhecimento do seu público alvo fará total diferença para que a seu e-commerce tenha sucesso e não fracasse prematuramente.
Saber sobre as peculiaridades do seu consumidor é fundamental. Uma dica para potencializar esse tipo de procedimento é por meio da criação das personas.
As personas são os perfis semi-fictícios dos seus clientes ideais, contento as mais diversas informações como: profissão, idade, sexo, hábitos, vontades, objetivos, interesses, sonhos, etc. Esses perfis são montados de acordo com informações verdadeiras coletadas de um público que já consome seus produtos.
Ao compreender bem o perfil do seu cliente, sua comunicação com ele melhora e você será capaz de aprimorar seus produtos e serviços, para atender as necessidades específicas do seu público.
Então, esteja sempre atento a esse detalhe.
Site focado na usabilidade
Um e-commerce responsivo é aquela adaptável aos mais diversos dispositivos, como: celulares, tablets, computadores, etc.
Um layout intuitivo e que não trave, tornará a experiência do usuário muito melhor no que diz respeito à usabilidade. Isso significa que o visitante precisa encontrar os produtos do seu site facilmente e a navegação deve fluir naturalmente. Ninguém tolera um site lento e mal otimizado, com um design que dificulta as informações de serem encontradas.
Esse é um ponto crucial e causará uma enorme diferença nos seus resultados de vendas. Apresente seus produtos com imagens de boa qualidade e descrições detalhadas, além de estarem bem organizados categoricamente.
A estética da seu e-commerce precisa ser marcante e diferenciar seu negócio dos demais. Foque em tornar seu layout simples e intuitivo, fazendo isso você estará no caminho correto.
Antes de começar sua jornada de vendas no ambiente digital, certifique-se de que sua loja não está confusa e difícil de navegar.
Criar um e-commerce com segurança
Outro aspecto importantíssimo é a segurança da seu e-commerce. Em nosso blog, publicamos um texto sobre o que é necessário para ter uma loja virtual segura e continuamos reforçando essa ideia.
Ao lidar com dados pessoais, é primordial garantir a proteção de todas as informações pessoais que forem cedidas na hora de uma compra, como número de cartão de crédito, CPF e endereço, por exemplo.
Se ocorrer alguma violação desse tipo de dado, seja por ataque de hacker ou falha no sistema, sua loja estará comprometida e você terá grandes problemas.
É uma responsabilidade gigante e que deve ser priorizada.
Atendimento de excelência
Seu público deve ser tratado de maneira única e visto como indispensável.
Atender seus consumidores da melhor forma é o um dos pontos chaves para tornar seu negócio relevante e bem sucedido. Procure as melhores formas de resolver qualquer dúvida ou problema dos seus clientes o mais rápido possível, já que um atendimento agilizado faz toda a diferença.
Certamente, uma boa experiência de compra aumenta as chances de o comprador voltar a adquirir mais produtos futuramente. Fidelizar clientes e conquistar mais compras é o propósito de todo empreendedor, e um bom atendimento ao usuário facilitará esse objetivo.
Não se limite em atender os seus clientes apenas por e-mail, telefone ou redes sociais. Hoje em dia, é possível utilizar diversas ferramentas que potencializam o contato, dentro da própria plataforma da seu e-commerce. Os chatbots/chats online são um exemplo disso.
Escolha da plataforma ideal
É por meio da plataforma de e-commerce que você irá gerenciar todos os processos ligados à seu e-commerce, como a inclusão e exclusão de produtos, administração do estoque etc.
Cada segmento possui necessidades específicas e a plataforma escolhida deve se adequar com as características e funcionalidades do negócio.
Uma loja de roupas, por exemplo, precisa de um recurso que a possibilite cadastrar um mesmo produto com propriedades variadas, como: cor, tamanho, modelo, numeração, tudo isso em um mesmo local.
O ideal é que essa plataforma se alinhe com as suas particularidades e facilite a experiência do consumidor.
Entretanto, escolher a plataforma ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Por essa razão, investir na contratação de serviços de empresas especializadas na criação de e-commerces, aumentará suas chances de sucesso.
A K13 Agência Web preza muito pela qualidade de desenvolvimento das lojas virtuais, trabalhando minuciosamente para entregar um produto exclusivo e personalizado para o segmento de cada cliente. Conheça um pouco mais dos nossos projetos acessando nosso portfólio.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos te responder da melhor forma!