O que preciso saber antes de criar um site de vendas profissional?

O que preciso saber antes de criar um site de vendas profissional?

O número de pessoas que utilizam a internet para fazer suas compras não para de crescer. Segundo o Relatório do E-commerce no Brasil, feito pela Conversion, em abril de 2021, os acessos ao comércio eletrônico brasileiro chegaram a 1,70 bilhão. O número é 17 vezes maior que o registrado no ano passado no mesmo período. 

Esses números só reforçam a necessidade de estar presente no ambiente digital. Isso porque, desde o início do ano passado, o consumidor tem mudado sua forma de comprar. Agora, mesmo quando o cliente quer consumir de empresas locais, ele pode procurar primeiro na internet. 

Assim, o frete pode ser menor. Além da segurança de comprar de uma empresa que você já conhece. Isso faz com que até aqueles mais resistentes às compras online possam migrar para essa modalidade.

Por isso, ter um site de vendas profissional é muito importante. E cada vez mais empresários têm procurado criar um e-commerce.

A empresa estará preparada tanto para continuar vendendo para seus clientes que estão perto fisicamente, quanto para expandir sua marca para aqueles que estão distantes. Além disso, iniciar um negócio vendendo online insere o empreendedor num universo com muitas possibilidades. 

Contudo, muitas pessoas não sabem por onde começar a criar um site de vendas profissional. Afinal, ele precisa oferecer segurança, formas de entrega e pagamento que sejam agradáveis ao consumidor. Além de muitos outros fatores que envolvem o início das vendas online. 

Por isso, preparamos um conteúdo para você que quer saber o que é preciso fazer antes de criar a sua loja profissional de vendas! Boa leitura!

Planejamento

Para qualquer tipo de negócio, o planejamento é fundamental. Por isso, para vender por meio de site, ter um plano de negócios é muito importante. 

Em primeiro lugar, pesquise quais os custos para criar um site de vendas profissional. Assim, você poderá delimitar um orçamento condizente com a realidade. Leve em consideração, também, o estoque que deverá ter, quais serão suas despesas, quem será seu público. Também, pense em qual será o valor e a margem de lucro sobre os produtos. Nessa etapa, o Sebrae da sua cidade poderá te ajudar!

Além disso, durante o planejamento, pesquise seus concorrentes. Entenda quais são seus pontos fracos e como você poderá se destacar da concorrência. Veja também aquilo que fazem de bom e estude como você pode oferecer algo ainda melhor.

Entenda como funciona o comércio eletrônico

Vender online envolve muito estudo. Afinal, a maioria das pessoas não entende como funcionam as formas de pagamento, formas de envio e até mesmo como cadastrar os produtos no site. 

Portanto, durante o planejamento da sua loja, estude quais são as melhores opções de entrega para sua loja online. Quais transportadoras oferecem a melhor entrega com um preço amigável para seu cliente. Além disso, quais são as taxas cobradas, também.

Pense também na política de trocas e devoluções. Direcione como será a sua logística reversa. Nesse momento, prepare um texto para colocar em seu site, explicitando ao consumidor as regras e como ela funcionará. 

Outro ponto a explicitar no seu site é como será a utilização e proteção dos dados do cliente. Lembre-se que a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está aí e precisamos nos adequar. 

Por isso, deixe sempre claro ao consumidor porque está pedindo os dados para cadastro em seu site. Se você ainda não entendeu bem como isso funciona, estude sobre o assunto. A internet está cheia de conteúdos sobre o assunto que podem te ajudar. 

Invista em marketing!

O marketing está presente na vida de qualquer empresário. Afinal, para qualquer empresa ter uma estratégia de marketing é imprescindível. Mas na internet isso é ainda mais importante. O marketing digital ajuda a empresa a conquistar mais clientes e melhorar suas vendas de várias maneiras. 

Tendo um site de vendas, você deve investir em SEO. Isto é, as boas práticas para que seu site apareça na primeira página do Google de forma orgânica.

Além disso, há o Google Adwords. A plataforma de anúncios do Google oferece opções de links patrocinados tanto nos resultados de pesquisa quanto em sites parceiros, a chamada rede de display. 

Ou seja, aquelas pessoas que visitaram seu site mas, por algum motivo, não realizaram a compra, vão ver anúncios do seu site em todos os parceiros do Google. 

Planeje uma boa distribuição de conteúdo em blog, se houver. E, também, nas redes sociais. Não esqueça de incluir os links para suas redes sociais em seu site. Da mesma forma, inclua o link para o seu site em suas páginas nas redes.

Fotos e descrição do produto são essenciais em sites de vendas profissional

Não pense que incluir qualquer foto em seu site irá valer. É importante investir em fotos de qualidade. Se puder, contrate um profissional para isso. 

Pense que o consumidor não poderá tocar no produto antes de comprar. Por isso, tire fotos com boa qualidade, iluminação adequada, de vários ângulos.

Da mesma maneira, dê detalhes do seu produto na descrição. Ofereça tudo aquilo que for aplicável: medidas, peso, material, cores, formas de utilização, entre outros. Quanto mais detalhes você der, menos dúvidas o cliente terá. 

Contato com o cliente

Levando em consideração o que dissemos acima, é preciso também, pensar em formas de o cliente entrar em contato com sua empresa. Por mais detalhadas que as informações sejam, podem surgir dúvidas antes da compra. 

Portanto, ofereça várias formas de contato para tirar dúvidas. Um número de telefone, Whatsapp, e-mail ou bate-papo online podem ser úteis. As redes sociais como Facebook  e Instagram também podem ajudar. 

Lembre-se, também, de não demorar muito para responder o cliente. Isso gera mais confiança na marca! 

Pesquise sobre plataformas de site de vendas profissional

Hoje, existem muitas possibilidades de ferramentas e plataformas para e-commerces. Desde as gratuitas até às mais caras. Contudo, pense sempre naquilo que será o melhor investimento para a sua realidade. Geralmente, plataformas gratuitas não oferecem tantas opções quanto as pagas. 

Esclareça antes de contratar uma empresa, quais integrações ela oferece, para pagamentos e envio de mercadorias, marketplaces e o que mais você possa precisar. Além disso, confira se ela atende as especificidades do seu negócio. 

A K13 Agência Web oferece uma opção de e-commerce para quem quer investir pouco. Ela é ideal para quem está começando a vender online. 

Procure saber, também, como será o suporte oferecido pela plataforma contratada. Antes de contratar, saiba se oferecem treinamentos para uso da plataforma e como as dúvidas podem ser sanadas.

Como qualquer negócio, vender na internet exige muito estudo e preparo. Agora que você já tem muitas informações sobre como criar um site de vendas, é só colocar a mão na massa! 

Mas o mais importante, antes de criar uma loja de vendas profissional, é contar com uma equipe preparada para te atender. Com isso, muitas dúvidas já serão sanadas, você terá a melhor orientação sobre que tipos de entregas e pagamento oferecer ao seu cliente, como usar seu site entre outras dúvidas que você poderá ter. 

Então, se você está pensando em criar um site de vendas, entre em contato conosco! A equipe da K13 está preparada para te ajudar!

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