Criação de sites responsivos e gerenciáveis | K13 Agência Web

Hospedagem de site

O que um site precisa ter? Algumas características essenciais para fazê-lo gerar negócios.

27 de abril de 2021

Em nosso mundo globalizado e conectado, não ter um website não é  mais uma opção para o empresário. Mas afinal de contas, o que um site precisa ter para se destacar dos demais?

Atualmente, ter um site é essencial para, no mínimo, mostrar que a sua marca existe. Toda empresa que busca expor seus serviços, manter uma proximidade com o cliente, resolver seus problemas e propor as melhores alternativas de contato, deve apostar na criação dessa plataforma.

Entretanto, na hora de colocar a ideia em prática, surgem algumas dúvidas sobre quais elementos devem ser incorporados para tornar o projeto autêntico e impecável.  

Pensando nessas questões, separamos algumas características que você precisa levar em consideração no momento de colocar o seu site no ar. Veja a seguir! 

 

O que um site precisa ter? Usabilidade!

Primeiramente, precisamos falar da importância da experiência do usuário (UX). Ela diz respeito a usabilidade do seu site e a forma que o visitante irá interagir com ele. Essa interação precisa ser satisfatória e agradável.

A usabilidade é, basicamente falando, a facilidade com que as pessoas encontram as informações que estão buscando.

Já discutimos aqui no blog sobre como os conceitos de UX podem melhorar os resultados de um site de vendas, no entanto, isso não se aplica apenas para e-commerce, mas também para qualquer outro tipo de site presente na web.

Websites são ferramentas poderosas para gerar valor em seus negócios, porém, optar por um UX ruim, que prejudique a navegabilidade dos usuários, poderá comprometer completamente seus resultados.

 

Layout 

Não tem como falar de experiência do usuário sem falar de design. O uso apropriado dos elementos visuais é o que diferencia um design desagradável de um design eficiente.

O layout de uma página na web é o responsável por transmitir seriedade, confiança e despertar o interesse do seu público-alvo. Quanto mais simples, direto e intuitivo, melhor.

A identidade visual se “comunica” diretamente com o visitante, pois todos os elementos presentes no layout  o guiarão através das páginas. Isso significa que, se esses elementos forem desenvolvidos e organizados da maneira correta, a interação com o site será mais duradoura e os dados ali presentes serão compreendidos da melhor forma.

 

O que um site precisa ter? Conteúdos relevantes!

O conteúdo do seu site deve fornecer informações úteis sobre a empresa: apresente seus produtos/serviços, a história da sua empresa, meios de contato etc. 

Contudo, não é só isso!

Leve em conta também que, conteúdos que permitem uma certa interatividade são mais atraentes. Recursos como imagens, vídeos e áudios, auxiliam na absorção das informações e prendem mais a atenção das pessoas. 

As vezes vale muito mais a pena resumir o texto utilizando esses meios, geralmente quando a informação a ser exposta é mais complexa.

Outro aspecto a ser considerado é o conhecimento que você tem sobre sua área de atuação. Quanto mais informações relevantes você oferecer melhor.

Uma ótima alternativa para isso é a criação de um blog dentro do seu site. Crie conteúdos com o objetivo de levar conhecimento para o seu o público, solucionando suas dúvidas, dando dicas e ajudando com seu conhecimento. 

O conteúdo de qualidade, além de passar credibilidade ao seu cliente, também ajuda a colocar seu site nas melhores posições da busca orgânica, afinal, o Google sabe reconhecer um bom conteúdo e dá relevância a ele.

 

Menos é mais

Certamente, a insatisfação do usuário vai aumentando a cada nova página que ele precisa clicar para adquirir uma informação. Reduzir isso de uma maneira clara e agradável de navegar, facilitará o engajamento dos internautas desde o início.

Recomendamos ter uma atenção maior na hora de estruturar seu site para garantir que seus visitantes encontrem exatamente o que precisam, com o menor número de cliques possível.

Um exemplo disso é criar categorias amplas no topo da página que abrem opções mais restritas conforme você “passa” o indicador do mouse por cima.

Vale a pena também lembrar que, independentemente se você está criando seu site agora ou se está apenas reestruturando ele, é muito importante ter um especialista te ajudando nessa etapa.

Ainda está com dúvida sobre o que um site precisa ter? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco!

 

Comentários

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.